Redação – Neste domingo, 18, alguns municípios do Estado do Amazonas, incluindo a capital Manaus, estão no alerta laranja devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso alertando para o risco desses fenômenos climáticos pela manhã, mesmo após fortes chuvas, em Manaus e em outras cidades da região metropolitana, durante a madrugada deste domingo.
Tabatinga (município distante 1.108 quilômetros de Manaus) foi a cidade que registrou a maior precipitação de chuvas nas últimas 24 horas. O centro da cidade registrou 77.8 milímetros até as 10h30. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio da Defesa Civil do Amazonas.
A cidade de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus (RMM), também registrou um grande volume de chuvas na região: no bairro Colônia, a Defesa Civil do Amazonas registrou 62.36 milímetros, e o bairro Mamoud Amed, 55.1.
A capital do Estado do Amazonas também está entre as cidades mais afetadas. O bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, teve 30,54 milímetros de água até a hora do registro.
Alerta Laranja
O alerta laranja é uma classificação que denomina situações perigosas. Se for um alerta de calor, significa que teremos de três a cinco dias com temperaturas 5°C acima da média. Para alerta de chuvas, indica um volume acima de 30 milímetros (mm) e que os ventos ultrapassarão 60 km/h.
Reprodução Agência Cenarium