Prefeitura inaugura inédito píer turístico conectado ao mirante Lúcia Almeida

You are currently viewing Prefeitura inaugura inédito píer turístico conectado ao mirante Lúcia Almeida
Prefeitura inaugura inédito píer turístico conectado ao mirante Lúcia Almeida 1
Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos/Semcom

Redação – Pela primeira vez, Manaus conta com um píer turístico para movimentar toda a rede de atrações, embarques, desembarques, negócios, lazer e turismo no centro da capital amazonense. A inauguração do novo espaço foi realizada, na manhã deste domingo, 9/6, pelo prefeito David Almeida, com ampla programação para o público.

Localizado no início da avenida 7 de Setembro, saindo do mirante Lúcia Almeida, o píer turístico “Manaus 355” é mais uma obra arquitetônica projetada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e que faz parte do programa “Nosso Centro”. Para o chefe do Executivo municipal, a estrutura visa atrair diversas atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística.

“Nós estamos entregando o píer ‘Manaus 355’, em alusão aos 355 anos da cidade de Manaus, 117 anos depois do primeiro porto público entregue por uma administração. Por isso, estamos consolidando a nossa promessa de campanha de colocar Manaus de frente para o rio. Além dessa opção, nós temos a segunda concepção na Ponta Negra e estamos trabalhando para que, cada vez mais, nós possamos atrair mais turistas, dando assim uma oportunidade de emprego e renda para os operadores de turismo como uma opção de desenvolvimento da nossa cidade”, disse Almeida.

O píer é uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais no Centro e entorno. A construção da estrutura foi feita em um estaleiro na zona Oeste e envolveu um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem.

“Isso é muito importante, porque, quando a gente fala de potencial turístico de Manaus, se nós não tivermos a infraestrutura adequada, fica tudo no improviso. E é isso que a gente está hoje oferecendo, inaugurando para a cidade de Manaus. Isso é histórico”, reforçou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Uma programação especial foi organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com a apresentação de DJs e bandas locais, além de atrações esportivas como a prática da canoagem indígena, apresentação de paraquedismo, Stand Up Paddle (SUP) e remo.

“Hoje, nós temos uma vasta programação, várias atividades. Isso tudo vai fazer com que a gente movimente essa área central hoje e durante o decorrer da semana e nos próximos finais de semana a gente vai pensar em algo novo para trazer à população e fazer com que eles participem, principalmente as crianças, que gostam de ver esse espaço maravilhoso”, complementou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, que lembrou também que o local poderá ser palco de grandes eventos. “Com certeza a gente vai utilizar da melhor forma possível na promoção de grandes eventos culturais e trazer a população para cá. A população precisa conhecer cada vez mais isso”, finalizou.

Prefeitura inaugura inédito píer turístico conectado ao mirante Lúcia Almeida 2
Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos/Semcom

Construção

O píer turístico foi levado até o mirante pelas águas do rio Negro, tendo um atracadouro principal e três pontes. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro têm as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada.

Toda a operação turística que envolve a hidrografia da Amazônia chegará e partirá deste píer turístico. Ele terá a função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus, além da integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente.

O “Manaus 355” passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla e todo o entorno da capital.

Com informações Semcom

Deixe uma resposta