Percentual de eleitores que acham que Joe Biden está ‘mentalmente afiado’ despenca, diz pesquisa

You are currently viewing Percentual de eleitores que acham que Joe Biden está ‘mentalmente afiado’ despenca, diz pesquisa
Percentual de eleitores que acham que Joe Biden está 'mentalmente afiado' despenca, diz pesquisa 1
Foto: REUTERS/Leah Millis

Redação – Uma pesquisa divulgada pelo laboratório Pew Research aponta que o percentual de eleitores que acham que o presidente Joe Biden está “mentalmente afiado” despencou de 46%, em 2020, para 24%, neste ano. Os dados foram divulgados na quinta-feira (11).

A organização ouviu eleitores norte-americanos registrados entre os dias 1º e 7 de julho. Ou seja, o estudo foi feito após o debate entre Biden e Donald Trump, o qual levantou dúvidas sobre a saúde e condições neurológicas do presidente.

Em relação a Trump, 58% dos eleitores acreditam que o ex-presidente está bem mentalmente. Em outubro de 2020, o índice era de 50%.

O desempenho fraco de Biden no debate levou o presidente a sofrer pressões para desistir da candidatura. Membros do Partido Democrata, além de apoiadores e doadores de campanha, pedem para que ele deixe a disputa.

Na quinta-feira (11), o presidente cometeu gafes e chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de “Putin”, que é o líder russo. Horas depois, confundiu os nomes de Donald Trump e Kamala Harris ao se referir à atual vice-presidente.

Em um comício em Detroit, nesta sexta-feira (12), Biden disse que está sendo “martelado” por confundir nomes e voltou a descartar a hipótese de desistir da candidatura. O presidente afirmou que precisa terminar o trabalho que começou na Casa Branca.

Biden também disse que está bem de saúde e brincou com a idade. Aos 81 anos, ele disse que aparenta ter 40.

Pesquisa

O levantamento do Pew Research apontou que Donald Trump tem vantagem numérica na disputa à Casa Branca. O republicano aparece com 44% das intenções de voto, contra 40% de Biden. Robert Kennedy, sobrinho do ex-presidente John Kennedy, tem 15%.

Apesar de estar atrás nas intenções de voto, a pesquisa apontou que Biden é visto como mais honesto e menos mesquinho. Os eleitores também acreditam que ele se importa mais com as necessidades das pessoas comuns do que Trump.

Além disso, segundo o levantamento, 53% dos eleitores gostariam que tanto Trump quando Biden fossem substituídos como candidatos à Casa Branca de seus respectivos partidos.

Com informações do g1

Deixe uma resposta