
Redação – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania/AM), 23 anos, usou um fone de ouvido no primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Manaus, realizado pela TV Band Amazonas, na noite desta quarta-feira, 8.
Participaram do confronto de ideias os candidatos Roberto Cidade (União Brasil), Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT). Nenhum dos três usou fone de ouvido. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, faltou ao primeiro encontro dos candidatos.
Questionado pelos candidatos no intervalo do debate, Amom Mandel se justificou que usava o fone de ouvido por ter Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O deputado federal, que já foi vereador (2021-2022), não foi visto usando fones de ouvido na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Câmara Federal, ou em reuniões com correligionários, como na convenção partidária em 30 de julho, há oito dias.



TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por questões relacionadas ao desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente.
Entre as características do TEA estão a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Reprodução Agência Cenarium