A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 30, a Operação Barões do Arcanjo, que visa desmantelar uma rede criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Alto e Médio Rio Negro, com foco na cidade de São Gabriel da Cachoeira (a 859 quilômetros da capital amazonense). De acordo com nota no site da PF, empresários financiavam a estrutura logística do esquema, que já movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos.
Segundo o órgão, a investigação revelou que empresários financiam a rede criminosa, facilitando a logística e o transporte das drogas. “Durante a investigação restou constatada a existência de múltiplos núcleos criminosos atuando precipuamente no Amazonas e regiões vizinhas, utilizando de inúmeros artifícios para a lavagem de dinheiro e para o tráfico de drogas”, destacou a PF. Há, ainda, indícios de uso de “laranjas” e empresas de fachada para lavar o dinheiro obtido ilicitamente.
A operação mobiliza 150 agentes para cumprir 17 mandados de prisão preventiva e 47 de busca e apreensão em vários Estados. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Estadual do Amazonas, incluem ações em cidades, como Manaus, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, além de Alenquer (PA), Diadema (SP) e Boa Vista (RR).
As medidas cautelares têm o objetivo de coletar provas adicionais sobre o esquema, incluindo a procedência das drogas e a identificação de novos integrantes da rede. Os investigados, se condenados, podem enfrentar penas superiores a 30 anos de reclusão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Reprodução Agência Cenarium