PF mira rede de tráfico de drogas financiada por empresários no Amazonas

You are currently viewing PF mira rede de tráfico de drogas financiada por empresários no Amazonas
Operação Barões do Arcanjo (Reprodução/Divulgação)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 30, a Operação Barões do Arcanjo, que visa desmantelar uma rede criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Alto e Médio Rio Negro, com foco na cidade de São Gabriel da Cachoeira (a 859 quilômetros da capital amazonense). De acordo com nota no site da PF, empresários financiavam a estrutura logística do esquema, que já movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos.

Segundo o órgão, a investigação revelou que empresários financiam a rede criminosa, facilitando a logística e o transporte das drogas. “Durante a investigação restou constatada a existência de múltiplos núcleos criminosos atuando precipuamente no Amazonas e regiões vizinhas, utilizando de inúmeros artifícios para a lavagem de dinheiro e para o tráfico de drogas”, destacou a PF. Há, ainda, indícios de uso de “laranjas” e empresas de fachada para lavar o dinheiro obtido ilicitamente.

Material apreendido (Reprodução/PF)

A operação mobiliza 150 agentes para cumprir 17 mandados de prisão preventiva e 47 de busca e apreensão em vários Estados. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Estadual do Amazonas, incluem ações em cidades, como Manaus, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, além de Alenquer (PA), Diadema (SP) e Boa Vista (RR).

Agentes federais durante busca e apreensão (Reprodução/PF)

As medidas cautelares têm o objetivo de coletar provas adicionais sobre o esquema, incluindo a procedência das drogas e a identificação de novos integrantes da rede. Os investigados, se condenados, podem enfrentar penas superiores a 30 anos de reclusão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

Reprodução Agência Cenarium

Deixe uma resposta