
Redação – O prefeito de Manaus, David Almeida, sinalizou que a definição dos valores do abono Fundeb para os profissionais da Educação deve ser conhecida ainda nesta semana. Segundo ele, a Prefeitura trabalha para anunciar o montante até sexta-feira (28/11).
O pagamento, no entanto, ficará para janeiro de 2026, quando o novo orçamento municipal for oficialmente aberto — algo previsto para ocorrer entre a segunda e a terceira semana do mês. Esse é o destaque da Coluna do Cristo desta quarta-feira (26).
Conforme a coluna, a expectativa é alta dentro da rede municipal, especialmente após o episódio do ano passado, quando a administração optou por não pagar o abono. Na ocasião, os recursos que poderiam ser destinados ao benefício foram convertidos em ganhos permanentes, incorporados ao contracheque dos trabalhadores.
Agora, a categoria aguarda para saber se 2025 começará com um reforço no bolso ou se a Prefeitura manterá a política de priorizar reajustes estruturais.
Na coluna, você também fica sabendo que uma das metas da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Manaus, a Semasc, em 2026 é fortalecer o Programa Prosperar Manaus, que tem como objetivo emancipar as famílias atendidas por benefícios sociais. Segundo o secretário Saullo Vianna, a meta em 2026 é emancipar famílias com qualificação.
Leia também que a Governo do Amazonas está recuperando sistemas viários de 17 municípios com o Asfalta Amazonas. Outras 15 cidades entrarão em breve na programação do Programa do Governo do Amazonas para início das obras.
Fonte: Coluna do Cristo
