Em encontro na França, Lula e Zelensky discutem caminhos diplomáticos para fim do conflito

No momento, você está visualizando Em encontro na França, Lula e Zelensky discutem caminhos diplomáticos para fim do conflito
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Redação – O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniram-se nesta quarta-feira (17) para discutir alternativas que levem ao fim do confronto entre Ucrânia e Rússia. O diálogo bilateral aconteceu paralelamente às atividades da cúpula do G7, realizada na cidade de Évian, na França.

Durante a conversa, que teve duração aproximada de 40 minutos, os chefes de Estado avaliaram o panorama atual do embate e debateram termos para um eventual cessar-fogo por vias de negociação internacional.

Fortalecimento da ONU e saídas políticas

Um dos pontos centrais defendidos por Lula foi a necessidade de uma reforma prática nos organismos multilaterais. O presidente brasileiro enfatizou que o Conselho de Segurança da ONU precisa de maior protagonismo e eficácia para mediar e encerrar a guerra, que já ultrapassou a marca de quatro anos de duração.

De acordo com a publicação de Lula em suas redes sociais, os dois governantes firmaram o compromisso de dar continuidade às conversas ao longo das próximas semanas.

A perspectiva ucraniana sobre o diálogo

Zelensky também utilizou suas redes para classificar a reunião como produtiva. O foco do líder ucraniano esteve voltado para estratégias de contenção à ofensiva russa, a qual ele classificou como uma “guerra de agressões”.

“O presidente [Lula] compartilhou suas ideias sobre possíveis abordagens diplomáticas. Eu o informei sobre as reais atitudes da sociedade russa em relação aos compromissos diplomáticos com os Estados Unidos e outros parceiros”, pontuou Zelensky, confirmando que novos contatos entre Brasília e Kiev já estão programados.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta