
Redação – Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura de Manaus participou da cerimônia de posse de cinco novos promotores de Justiça substitutos do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O evento integrou representantes de diferentes esferas do poder público para marcar a chegada dos novos profissionais à carreira ministerial.
Durante a solenidade, o prefeito Renato Junior pontuou que o avanço da capital está diretamente ligado à articulação harmoniosa entre as instituições.
“Construir uma Manaus mais forte também passa pelo diálogo entre as instituições. A posse dos novos promotores reforça a importância da união entre os poderes e do respeito ao trabalho de cada órgão. Quando há cooperação, quem ganha é a população”, destacou o prefeito, desejando êxito aos empossados Gabriela Ferreira Alves da Silva Vilaça, Vinicius Freires da Silva, Camyle Cavalcanti Leitão, Fabi Diniz de Queiroz Pilate e Lina Cardoso Fernandes.
Marco histórico na Justiça brasileira
A cerimônia teve um significado especial para o sistema de justiça do país ao oficializar a posse de Fabi Diniz de Queiroz Pilate, que se torna a primeira mulher trans a assumir o cargo de promotora de Justiça no Brasil, representando um avanço relevante para a diversidade e a inclusão no serviço público nacional.
Autoridades presentes
Conduzido pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, o evento reuniu importantes lideranças políticas e jurídicas do estado, incluindo:
- Serafim Corrêa – Vice-governador do Estado
- Deputado Adjuto Rodrigues Afonso – Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)
- Desembargadora Onilza Abreu Gerth – Representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)
- Sarah de Sousa Lobo – Subdefensora pública-geral do Estado
- Andrea Cristina Marangoni Muniz – Chefe da Procuradoria de Justiça Militar em Manaus
- João Barroso de Souza – Procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC)
- Maria Lúcia Wunderlich dos Santos – Superintendente regional substituta da Polícia Federal no Amazonas
- Kepler Antony Neto – Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP)
- Omara Oliveira de Gusmão – Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM)
Fonte: Prefeitura de Manaus

