Programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana.
O programa DAI é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), que visa desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo. Após a seleção estadual, a Seduc encaminha os candidatos selecionados para a etapa nacional (à Comissão Fulbright) até 9 de março.
O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.
Requisitos para inscrição
Para concorrer às vagas os requisitos são: ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Federal; dispender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio; possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; Demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI; demonstrar compromisso com o ensino de inglês; pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa; e ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana.
Inscrições
Os interessados que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar e-mail para dai2018@seduc.net, até o dia 02 de março, para recebimento dos formulários de inscrição e demais providências, aos cuidados da Coordenadora Estadual na Seduc, professora Simeire Ramos.
Benefícios do programa:
• Visto de intercâmbio J-1;
• Orientação pré-partida no Brasil;
• Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
• Orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;
• Custos e taxas para a participação no programa;
• Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);
• Seguro-saúde;
• Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;
• Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e
• Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.
O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma High School americana onde os participantes do DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
Fonte: G1 Amazonas
Foto: Internet