Uma tromba d’água se formou sobre o Rio Negro, na manhã desta terça-feira (27), durante uma forte chuva, em Manaus. O fenômeno meteorológico foi flagrado por pessoas que passaram pelo Porto da Ceasa, na Zona Sul da capital.
Os registros foram feitos por Rafael Rodrigues, que trabalha no Porto da Ceasa. Segundo ele, o fenômeno se formou por volta de 8h, quando a chuva ainda estava fraca.
“Eu estava no porto e abservei a tromba na direção do Encontro das Águas. Ela avançou uns metros, alcançou a água, fez aquele turbilhão e depois foi se desfazendo”, disse ele ao G1.
De acordo com o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalado na capital, o acumulado de chuva no período da manhã foi de 36,6 milímetros.
Sobre o fenômeno
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a tromba d’água é causada pela grande quantidade de nuvens de tempestade e costuma durar poucos segundos.
Quando ocorrem sobre superfície líquida, as trombas se formam associadas a tempestades severas, produzidas por grandes células convectivas (grandes nuvens produzidas pelo forte aquecimento da superfície).
O Sipam informou ainda que, na região, menos de 1% das nuvens de tempestade originam um tornado ou tromba d’água, o que dificulta sua previsibilidade.