Missa dos Santos Óleos

Missa dos Santos Óleos

A tradicional missa dos Santos Óleos reuniu fiéis na Catedral Metropolitana de Manaus durante a manhã desta quinta-feira (29). Além da renovação das promessas sacerdotais, acontece a bênção dos óleos que serão utilizados nas celebrações católicas durante o ano de 2018. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

A missa iniciou por volta das 9h30 e contou com a participação de todos os padres, de todas as paróquias, áreas missionárias, capelanias e comunidades da arquidiocese de Manaus.

Também chamada de “Missa da Unidade”, a celebração acontece para que sejam renovadas as promessas batismais dos bispos, padres e diáconos. Nela, eles reafirmam o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Missa reuniu centenas de fiéis na Catedral de Manaus (Foto: Matheus Castro/Rede Amazônica)

A missa dos Santos Óleos dá início do Tríduo Pascal, pois abre as celebrações de quinta-feira, sexta e sábado santos, que são o ápice da fé cristã, onde são celebradas a Paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Além da renovação das promessas batismais, também são abençoados os óleos que serão distribuídos entre todas as paróquias e áreas missionárias da arquidiocese de Manaus. Os óleos serão utilizados durante as celebrações do ano na Igreja Católica.

Essa celebração é única e não acontece em outra paróquia na capital. A missa dos Santos Óleos, ou da Unidade, ocorre apenas na quinta-feira santa e na Catedral de Manaus, em apenas uma celebração durante a manhã.

Deixe uma resposta