Houve troca de insultos entre parlamentares, que precisaram ser contidos por seguranças na ALE-AM.
Uma confusão ocorreu durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), na manhã desta quinta-feira (5). Deputados trocaram ofensas e professores em greve gritaram palavras de ordem.
Houve troca de insultos entre parlamentares, que precisaram ser contidos por seguranças. A sessão foi suspensa.
O secretário de educação, Lourenço Braga, era esperado para participar da audiência sobre a situação da greve de professores.
Parlamentares que fazem oposição ao governo criticaram a ausência do secretário. Eles foram apoiados por professores que estavam na casa legislativa. A cofusão iniciou após a ausência do secretário ser anunciada.
Professores
A assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o titular da pasta, Lourenço Braga, não foi até a assembleia pois a ALE-AM “não atentou ao rito para a convocação do secretário”.
De acordo com a pasta, a assembleia não atentou para os páragrafos 2º e 3º do artigo 180 do Regimento Interno da casa que cita que a convocação do secretário tem que passar por apreciação do plenário; e que é necessário um entendimento prévio com o convocado para seu comparecimento.
Os professores da rede estadual do Amazonas estão em greve desde 22 de março. Eles querem 35% de reajuste salarial.