CAPES inicia implantação da UAB no oeste do Amazonas

You are currently viewing CAPES inicia implantação da UAB no oeste do Amazonas

Técnicos da CAPES iniciam nesta terça-feira (27) visita à região oeste do Amazonas para implantar a Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 60 comunidades ribeirinhas do Rio Juruá. A iniciativa – inédita – dá aos professores da localidade o acesso a cursos a distância de formação inicial e continuada.

O projeto será implantado no município de Carauari, onde existem duas unidades de conservação: a Reserva Extrativista Médio Juruá, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.

No dia 27, a equipe visita a comunidade Bauana para conhecer o Núcleo da Fundação Amazônia Sustentável, onde ocorrerão os cursos de Pedagogia. No dia seguinte, os técnicos se reunirão com os professores da rede municipal de ensino para tratar da oferta do curso de Ciências. Também vão conhecer o futuro polo da UAB em Carauari.

O projeto é uma contribuição da CAPES ao Programa Federal Amazônia Conectada, idealizado pelo Ministério do Exército, com o objetivo de integrar áreas isoladas da região por meio de fibra óptica subfluvial. A estruturação dos cursos vem sendo realizada há dois anos.

A iniciativa da CAPES, em parceria com a Universidade Estadual da Amazônia e o Instituto Federal da Amazônia, atua em duas frentes: uma voltada à formação inicial de futuros professores e a outra, à formação continuada daqueles que já atuam nas escolas da área rural.

O público-alvo da ação são 68 professores de 36 escolas ribeirinhas, que lecionam para aproximadamente 1000 alunos. O objetivo é tornar a iniciativa uma referência para outras localidades da Amazônia e demais biomas brasileiros que apresentem o desafio de levar educação a populações extremamente isoladas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Deixe uma resposta