Semsa abre vagas para curso de Cuidador Informal de Idosos

Semsa abre vagas para curso de Cuidador Informal de Idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu, na tarde desta quinta-feira (27), as inscrições para o curso de “Cuidador Informal de Idosos” que acontecerá entre os dias 3 e 7 de dezembro, das 13h às 17h no auditório do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. No total, serão ofertadas 40 vagas.

As inscrições podem ser feitas na sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), localizada na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, no horário das 13h às 17h, e no Caimi Ada Viana, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O curso não tem caráter técnico-profissionalizante, sendo em formato de capacitação, e carga horária é de 20 horas.

Segundo a técnica responsável pelo Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Disa Oeste, Graciete Andrade de Carvalho, o objetivo do curso é “qualificar os cuidados que familiares e cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade”.

O conteúdo programático do curso vai abranger temas nas áreas de: Enfermagem (Alterações fisiológicas/patológicas, Atividades de Vida Diária, Atividade Instrumental de Vida Diária Cuidados em Primeiros Socorros Fisioterapia (Prevenção de quedas, Atividade física, Autonomia e Independência), Medicina (Síndrome metabólica, Cuidados com Medicamentos, Quadros demenciais), Nutrição (Alimentação Saudável do Idoso), Odontologia (Saúde Bucal da pessoa idosa) Assistência Social (Proteção social e promoção da cidadania, Política Nacional da Pessoa Idosa e Prevenção de violência), Psicologia (Cuidando do cuidador, Transtornos de humor e ansiedade).

Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones (92) 3216-7754 / 3654-5475.

Reportagem: Paulo Henrique Caminha

Apoio: Assessoria de Comunicação da Semsa

Deixe uma resposta