IBGE diz que desemprego tem 7ª queda seguida, mas ainda atinge 12,4 milhões de pessoas

You are currently viewing IBGE diz que desemprego tem 7ª queda seguida, mas ainda atinge 12,4 milhões de pessoas
Foto de Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). disse que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,7% no trimestre encerrado em outubro, mas ainda atinge 12,4 milhões de brasileiros. Foi a sétima queda mensal seguida do desemprego no país e da taxa mais baixa desde o trimestre terminado em julho de 2016, quando foi de 11,6%. A queda é resultado pelo aumento do número de trabalhadores sem carteira e por conta própria, que bateram recorde.

O número de desempregos é o menor desde dezembro do ano passado, quando o país reunia 12,3 milhões de desocupados. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de pessoas que procuram trabalho e não encontram caiu 3,1% (menos 389 mil pessoas). Apesar da recuperação do mercado de trabalho, os dados do IBGE mostram que a queda do desemprego continua sendo puxada pelo aumento do trabalho informal e por conta própria.

O número de empregados sem carteira assinada subiu 4,8% na comparação com o trimestre anterior, reunindo 11,6 milhões. Em 1 ano, o avanço é 5,9%, um adicional de 649 mil pessoas. Já a categoria dos trabalhadores por conta própria também bateu recorde, reunindo 23,6 milhões de pessoas.

Paulo Henrique Caminha

Deixe uma resposta