Amazonino Mendes inaugura prolongamento da Avenida das Torres

You are currently viewing Amazonino Mendes inaugura prolongamento da Avenida das Torres
Foto: Thassio Pierre
Foto: Thassio Pierre

O governador Amazonino Mendes entregou à população manauara, nesta sexta-feira (30), o prolongamento da Avenida das Torres, na Zona Norte, concluída por meio da Secretaria de Estado e Infraestrutura (Seinfra). A cerimônia de inauguração ocorreu na nova passagem de nível da Avenida Timbiras, no bairro Cidade nova, Zona Norte de Manaus.

A obra passou por três administrações e ficou parada em função de dependências técnicas e jurídicas. Em outubro de 2017 foi retomada na gestão de Amazonino Mendes, que concluiu a avenida depois de cinco anos da assinatura da ordem de serviço, em 2012.

Foto: Thassio Pierre

Para o governador a sensação é de dever cumprido por entregar uma obra tão importante para a cidade de Manaus. “É um trabalho de complementação de uma obra extraordinária, uma das maiores obras da cidade executada pelo estado com recursos federais, que foi idealizada lá atrás por outros governadores. O fato é que nós tivemos um mandato curto de um ano e concluímos tudo isso”, destacou Amazonino.

Os trechos dois, três e quatro da Avenida das Torres foram liberados para o tráfego de veículos oficialmente, a partir das 9h. Quem vem pelo trecho 1 da via, que começa na Avenida Efigênio Sales depara-se com o prolongamento após uma passagem de nível erguida sobre Avenida Timbiras.

Os três novos trechos da via totalizam 11,1 quilômetros. Somando-se aos 6,3 quilômetros do trecho 1, são mais de 17 quilômetros de estrada. São duas mãos de fluxo, sendo três faixas para a circulação de veículos em cada uma delas. A Avenida das Torres será o maior corredor de ônibus de Manaus.

Os coletivos terão faixa exclusiva para trafegar e contarão com 28 paradas de ônibus padronizadas. Duas estão situadas no trecho 2, que começa na Avenida Timbiras e vai até a Avenida Noel Nutels; seis paradas localizam-se no trecho 3, localizado entre a Rua Fênix, na Cidade Nova 1, até o Igarapé do passarinho no Monte das Oliveiras, Conjunto Nova Cidade; e outras 20 parada estão ao longo do trecho 4, que inicia no Conjunto Galileia e termina no km 20 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

Arte Regional em grafite

O complexo viário promove também a cultura regional com vários grafites tendo a temática amazônica como fonte de referência. Nas passagens de nível estão estampados índios o boto cor de rosa, os bumbás de Parintins, e muito mais da fauna e flora da região em painéis coloridos.
Os trabalhos estão ao longo de grandes murais, uma medindo 8×50 metros e outro de outro de 6×50 metros. Foram coordenados pelo grafiteiro Arab Amazon e realizados por uma equipe de cinco artistas.

Reportagem: Thaissa Graminho

Deixe uma resposta