Maior doador do Fundo Amazônia, o governo norueguês vai destinar, neste ano, US$ 70 milhões à iniciativa responsável por apoiar projetos que reduzem o desmatamento e incentivam o uso sustentável dos recursos da região amazônica. Anunciado nesta terça-feira (4), o valor representa um crescimento de 67% em relação à contribuição feita pelo país europeu em 2017 (US$ 41,8 milhões).
O aumento da doação feita pela Noruega é resultado da redução de 12% na taxa de desmatamento da Amazônia entre agosto de 2016 a julho de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Pelas regras do fundo, a doação anual do governo da Noruega é definida de acordo com os resultados obtidos no ano anterior. A referência utilizada para o cálculo é a média histórica de dez anos, ajustada a cada cinco anos.
Desde que a Noruega iniciou seu apoio ao Fundo Amazônia, a diminuição do desmatamento na região evitou que mais de 4,5 bilhões de toneladas de CO² fossem emitidos. O número equivale a quase 100 vezes a quantidade total de emissões registradas anualmente pelo país nórdico.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente