Biblioteca Braille oferece cursos gratuitos para facilitar uso de celular e computadores por pessoas com deficiência visual

You are currently viewing Biblioteca Braille oferece cursos gratuitos para facilitar uso de celular e computadores por pessoas com deficiência visual
Foto: Divulgação (foto do professor Ricardo Souza)

 

Biblioteca Braille oferece cursos gratuitos para facilitar uso de celular e computadores por pessoas com deficiência visual 1
Fotos: Michael Dantas

 

A Biblioteca Braille do Amazonas oferecerá, a partir desta terça-feira (15/01) até 31 de janeiro, os cursos de férias “Sistema Operacional para Android e iOS” e “Informática básica e avançada”, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), as atividades acontecerão na própria biblioteca, localizada na avenida Pedro Teixiera, 2.565, Sambódromo, Bloco C, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (92) 99111-8734 ou pelo e-mailbraille@cultura.am.gov.br. O objetivo é promover o uso das ferramentas tecnológicas, como aliadas da qualidade de vida do público com deficiência visual e baixa visão, conforme explica o gerente da Biblioteca, Gilson Mauro Pereira. As aulas serão ministradas pelo professor Ricardo Souza, formado em Tecnologia Assistida.

Às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30, será realizado o curso “Sistema Operacional para Android e iOS”, que auxiliará no uso de algumas ferramentas do dispositivo, entre elas, a audiodescrição. Às quartas e sextas, das 10h30 às 12h, será a vez do curso “Informática Básica e Avançada”, utilizando os sistemas DOS VOX e NVDA, ambos leitores de tela que facilitam o acesso de pessoas com deficiência visual a microcomputadores.

A Biblioteca Braille do Amazonas foi implantada em 1999 e conta com um acervo de 50.466 volumes, distribuídos em obras em braille, livros falados (em MP3), livros digitalizados e filmes com audiodescrição.

Serviço:

O que: Cursos de Férias “Sistema Operacional para Android e iOS” (terças e quintas) e “Informática básica e avançada” (quartas e sextas)

Data/hora: A partir de 15 de janeiro, “Sistema Operacional para Android e IPhone” (terças e quintas, das 9h às 10h30) e “Informática básica e avançada” (quartas e sextas, das 10h30 às 12h)

Local: Biblioteca Braille do Amazonas (Avenida Pedro Teixeira, 2565 – Sambódromo), Bloco C, Dom Pedro

Acesso: Gratuito

 

*Com informações da Assessoria – Secretaria de Estado de Cultura

Deixe uma resposta