O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, a B3, fechou em alta nesta quinta-feira (17), acima dos 95 mil pontos pela primeira vez, puxado pelo avanço das ações da mineradora Vale, mas também pela continuidade de apostas favoráveis para a proposta de reforma da Previdência.
O Ibovespa subiu 1,01%, a 95.351 pontos, marcando novo patamar recorde. Na máxima do dia, foi a 95.681 pontos. No ano, a bolsa de valores já acumula alta de 8,49%.
De acordo com a Reuters, profissionais da área de renda variável citaram como gatilho para o avanço da bolsa notícias de que a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro, liderada por Paulo Guedes, detalhará a proposta da reforma da Previdência durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na próxima semana.
“A expectativa era de que Bolsonaro falasse sobre a proposta apenas na volta de Davos. Mas agora há a perspectiva de que Guedes fale durante o Fórum. Com o mercado querendo subir, serve como argumento”, disse à Reuters Frederico Mesnik, sócio-fundador da Trígono Capital.
No exterior, as bolsas norte-americanas também ensaiavam uma melhora e ajudavam o mercado brasileiro.
Fonte: G1