Os venezuelanos refugiados em Manaus fizeram uma grande comemoração em apoio ao presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que se auto declarou presidente interino do país nesta quarta-feira (23). Os imigrantes se reuniram na Praça Antônio Bittencourt (antiga Praça do Congresso) no Centro de Manaus, na tarde desta quarta-feira (23).
Faixas, cartazes e gritos de “liberdade” foram utilizadas para exaltar a declaração de Guaidó em uma reunião dos opositores de Nicolás Maduro em Caracas, na Venezuela. O grupo comemorou a oposição, pois acreditam numa possibilidade de voltar ao seu país de origem.
Durante o ato, os manifestantes realizaram um minuto de silêncio em solidariedade aos venezuelanos que permancem no país.
Reconhecimento
Juan Guaidó foi reconhecido como presidente da Venezuela pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro: “O Brasil, via Itamaraty, acabou de emitir uma nota reconhecendo Juan Guaidó como presidente da Venezuela. E o Brasil, juntamente com os demais países do Grupo de Lima, que estão reconhecendo um a um este fato, daremos todo o apoio político necessário para que este processo siga seu destino”, afirmou Bolsonaro.
Em nota, O Itamaraty afirmou: “O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela. O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela.”
Além de Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se uniu à lista de apoiadores do opositor de Maduro.
Nicolás Maduro tomou posse para o segundo mandato presidencial em 10 de janeiro. A reeleição dele, contudo, foi contestada pela oposição, que diz ter havido fraudes.
Texto: Paulo Henrique Caminha