Venezuelanos em Manaus comemoram presidência interina de Juan Guaidó na Venezuela

You are currently viewing Venezuelanos em Manaus comemoram presidência interina de Juan Guaidó na Venezuela

Os venezuelanos refugiados em Manaus fizeram uma grande comemoração em apoio ao presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que se auto declarou presidente interino do país nesta quarta-feira (23). Os imigrantes se reuniram na Praça Antônio Bittencourt (antiga Praça do Congresso) no Centro de Manaus, na tarde desta quarta-feira (23).

Venezuelanos em Manaus comemoram presidência interina de Juan Guaidó na Venezuela 1
Foto: Indiara Bessa/G1 Am

Faixas, cartazes e gritos de “liberdade” foram utilizadas para exaltar a declaração de Guaidó em uma reunião dos opositores de Nicolás Maduro em Caracas, na Venezuela. O grupo comemorou a oposição, pois acreditam numa possibilidade de voltar ao seu país de origem.

Durante o ato, os manifestantes realizaram um minuto de silêncio em solidariedade aos venezuelanos que permancem no país.

Reconhecimento

Juan Guaidó foi reconhecido como presidente da Venezuela pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro: “O Brasil, via Itamaraty, acabou de emitir uma nota reconhecendo Juan Guaidó como presidente da Venezuela. E o Brasil, juntamente com os demais países do Grupo de Lima, que estão reconhecendo um a um este fato, daremos todo o apoio político necessário para que este processo siga seu destino”, afirmou Bolsonaro.

Em nota, O Itamaraty afirmou: “O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela. O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela.”

Além de Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se uniu à lista de apoiadores do opositor de Maduro.

Nicolás Maduro tomou posse para o segundo mandato presidencial em 10 de janeiro. A reeleição dele, contudo, foi contestada pela oposição, que diz ter havido fraudes.

Texto: Paulo Henrique Caminha

Deixe uma resposta