Chegou a 30 o número de municípios do interior do Amazonas em situação de emergência devido à cheia nos rios no Estado. Na terça-feira (27), foi a vez de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus) entrar nesta lista.
Em Manaquiri, mais de 1.800 casas e nove mil pessoas já estão sofrendo com os efeitos da alta do rio Solimões, o que motivou o prefeito Jair Souto a assinar o decreto pedindo ajuda ao governo do Estado, na tentativa de minimizar os prejuízos da população.
o prefeito revelou que nos últimos dois dias, mais 40 casas foram atingidas pelas águas, obrigando os moradores de Manaquiri a reforçarem os assoalhos de suas casas para evitar que as perdas físicas sejam ainda maiores. “Gostaria de pedir que os moradores tenham cuidado com as crianças que não sabem nadar. É neste período também que os animais peçonhentos entram nas casas para fugir da água. Todo cuidado é pouco”, alerta.
De acordo com Jair Souto, as águas do Rio Solimões estão mais de 1,5 metro acima da média histórica. Por isso, o município necessita de ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal.
Municípios
Estão em situação de emergência: Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Juruá, Itamarati, Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Tapauá, Pauini, Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba, Nova Olinda do Norte, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru, Iranduba, Careiro da Várzea, Anori, Caapiranga, Anamã, Maraã, Tefé, Parintins, Boa Vista do Ramos e Manaquiri.
Outros 25 municípios estão em situação de alerta, incluindo Manaus e Itacoatiara.
*Com informações da assessoria