Profissionais da saúde no Amazonas realizaram um protesto em frente ao Hospital João Lúcio, na Zona Centro-Sul de Manaus, na noite deste domingo (3), para cobrar pagamentos atrasados a empresas de Especialidades Médicas prestadoras de serviços à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Ao todo foram cerca de 100 profissionais que ocuparam a avenida durante manifestação, utilizando cartazes e um carro de som para que os representantes da classe falassem sobre as dificuldades de realizar atendimento à população por falta de pagamentos e de medicações, além das condições ruins de trabalho. Policiais militares e agentes do Manaustrans estiveram no local acompanhando a movimentação.

O representante contou que nesta segunda-feira (4), os profissionais irão pedir para que representantes do Ministério Público Federal (MPF) façam uma intervenção na situação atual da saúde no Amazonas. A carência de leitos e medicamentos nos hospitais da cidade foi apontado pelo médico Djalma Pinheiro.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) disse que “está cumprindo com o que acordou em reunião com as empresas médicas, no último dia 24 de janeiro, de executar o pagamento de parte da competência referente ao mês de dezembro”. Segundo a secretaria, os pagamentos continuarão sendo liquidados conforme forem se tornando aptos.
Sobre a manifestação no 28 de Agosto, a secretaria afirma que a direção das unidades de saúde manteve rotina normal de atendimento a pacientes em prontos-socorros e a rede de urgência e emergência.
Texto: Paulo Henrique Caminha