Semsa confirma dois primeiros casos de sarampo este ano em Manaus

You are currently viewing Semsa confirma dois primeiros casos de sarampo este ano em Manaus
Brasília - O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o País. A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha. (Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou dois casos de sarampo neste ano, em Manaus. O primeiro caso confirmado foi registrado no dia 30 de janeiro, em um paciente com menos de um ano de idade, no bairro Petrópolis, na Zona Sul da capital. O segundo caso deste ano é do dia 1º fevereiro, em uma criança de um ano de idade, no bairro Tancredo Neves, na Zona Leste.

A Semsa ainda afirmou que mantém a investigação de seis casos suspeitos: quatro deles em crianças menores de um ano e outros dois na faixa etária de 20 a 29 anos. Por território, quatro dos casos em investigação foram notificados no Distrito de Saúde (Disa) Leste, um no Disa Norte e outro no Disa Rural.

Vacinação de crianças é importante para evitar contágio, aponta Semsa — Foto: Foto: Cristine Rochol

 

Em situação de surto, continua valendo em Manaus a antecipação da primeira dose de tríplice viral para crianças de seis a 11 meses, seguindo com o esquema de rotina preconizado a partir de 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias da dose antecipada, e complementação do mesmo com a segunda dose, a ser realizada com a vacina tetra viral a partir dos 15 meses de idade.

A vacina também é recomendada para pessoas na faixa etária de até 49 anos, em 183 salas de vacina distribuídas nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.

Dados do Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, divulgado na última semana, apontam que Manaus registrou, desde fevereiro de 2018, 7.255 casos confirmados da doença. Deste total, 7.225 casos foram confirmados. A faixa etária mais atingida é a de 15 a 29 anos, com 46,4% do total de registros de sarampo.

*redação

Deixe uma resposta