Instituto Mamirauá oferece minicursos de biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais

You are currently viewing Instituto Mamirauá oferece minicursos de biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais

A programação do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon) ganhou reforço com o anúncio de seis minicursos que serão ofertados durante o evento, entre os dias 02 e 05 de julho de 2019. Os cursos são gratuitos e tem temáticas que envolvem biologia, ecologia, análise de dados, ciência cidadã e estudos demográficos.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Mamirauá, realizador do simpósio, até o próximo dia 10 de junho. A lista de selecionados será divulgada no dia 25 do mesmo mês. Confira a lista e detalhes de cada curso.

1 – Estudos genéticos e o futuro da biologia comparada

O minicurso tem como objetivo apresentar de forma simplificada a importância de conhecer os conceitos básicos de genética e o dia a dia de quem trabalha nessa área de estudos. Será apresentado um breve resumo/revisão sobre genética clássica, citogenética e genética molecular. Para participar deste minicurso não é necessário conhecimento prévio de genética.

Ministrante: Ivan Junqueira, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

2 – Redes neurais artificiais aplicadas à ecologia florestal

O curso tem o objetivo de introduzir o estudo das Redes Neurais Artificias (RNA) como ferramenta para resolver problemas na área florestal (modelagem da altura das árvores, modelagem do volume das árvores e problemas de classificação). Atividades: introdução à ferramenta (RNA), práticas de estimativa de altura das árvores, do volume e classificação (volume).

Ministrante: Leonardo Pequeno Reis é graduado em Engenharia Florestal e mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

3 – Biologia reprodutiva de peixes amazônicos

O minicurso tem como objetivo descrever as características reprodutivas de peixes amazônicos, abordando a descrição morfológica dos ovários e testículos, que permite uma correlação com a maturação gonadal. Outras características reprodutivas também serão abordadas como período de desova, fecundidade, proporção sexual e cuidado parental.

Ministrante: Jomara Oliveira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

4 – Exploração e análise de dados utilizando o Google Data Studio

Essa ferramenta da Google possibilita ao usuário uma série de possibilidades, como: visualizar os dados por meio de gráficos e tabelas, compartilhar insights com sua equipe ou com o mundo, acelerar o processo de criação de relatórios e tomadas de decisão.

Ministrante: Elias Lourenço Vasconcelos Neto é mestre em ciências florestais e ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trabalhou como professor de Estatística entre 2011 e 2018.

5 – Abordagem de Ciência Cidadã na pesquisa

Neste minicurso serão apresentadas formas de participação e os princípios da abordagem de ciência cidadã na pesquisa científica, exemplos de projetos em diferentes áreas temáticas e ferramentas que podem ser usadas para viabilizar estes projetos. Será apresentado também o caso do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, que tem como foco o monitoramento de peixes e água e é desenvolvido pela WCS, Instituto Mamirauá e parceiros.

Ministrante: Maria Cecilia Gomes é engenheira ambiental, mestre em Engenharia Ambiental, pesquisadora do Instituto Mamirauá desde 2010 e coordenadora do Programa de Qualidade de Vida e do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia- Médio Rio Solimões.

6 – Introdução à demografia

O minicurso visa apresentar os principais conceitos da demografia, as fontes de dados e tipos de mensuração demográfica. Pretende-se demonstrar aos participantes como os estudos de população podem contribuir para entender as relações entre população e ambiente, e para diferentes pesquisas sejam elas no âmbito social, econômico ou ambiental. Em estudos que envolvem as relações entre população e ambiente, entender a dinâmica populacional é primordial para contexto a ser analisado.

Ministrante: Heloísa Corrêa Pereira possui doutorado em demografia, é pesquisadora pelo Programa de Capacitação Institucional PCI/MCT – CNPq, membro do grupo de pesquisa “Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia” do Instituto Mamirauá.

Ministrante: Ana Claudeise Silva do Nascimento, doutora em Sociologia e mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do IDSM-OS/MCT, desde 2004, desenvolve projetos de pesquisas sociais e coordenou programa de extensão com populações tradicionais de unidades de conservação de uso sustentável.

O simpósio

O Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia é um evento gratuito e aberto a todos os públicos. As inscrições para resumos de trabalhos científicos podem ser feitas pelo site do Instituto Mamirauá, até o próximo dia 15 de abril. Quem deseja participar como ouvinte também pode se inscrever através do site ou de forma presencial durante os dias do evento.

Todas as atividades acontecerão na sede do instituto, que fica localizada na Estrada do Bexiga, nº 2.584, bairro Fonte Boa, em Tefé. O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

*Com informações da assessoria

Deixe uma resposta