Bosco Saraiva é indicado para presidir a Cdeics, na Câmara dos Deputados

You are currently viewing Bosco Saraiva é indicado para presidir a Cdeics, na Câmara dos Deputados
Foto: Eraldo Lopes

 

O partido Solidariedade anunciou a indicação do deputado federal pelo Amazonas, Bosco Saraiva, para presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), na Câmara dos Deputados. O parlamentar Otaci Nascimento (RR) foi indicado para a primeira vice-presidência. A Casa começa a instalar, nesta quarta-feira (13), as comissões permanentes com a eleição do presidente e dos três vice-presidentes de cada uma.

O número de cadeiras que cada partido pode ocupar em cada uma das 25 comissões é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Dessa forma, quanto maior a representação do partido ou bloco partidário na Casa, mais cadeiras poderá ocupar nos colegiados.

Bosco Saraiva é indicado para presidir a Cdeics, na Câmara dos Deputados 1
Foto: Eraldo Lopes

 

O PSL, que agrupa o maior, ficará com o comando das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), de Fiscalização Financeira e Controle, e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. A CCJ é considerada a principal comissão da Casa e terá a função de dar encaminhamento à reforma da Previdência. Segundo a deputada Joice Hasselman, a CCJ será presidida pelo deputado Felipe Francischini (PSL-PR). No entanto, a indicação ainda não foi oficializada pelo partido.

Já o PT comandará as comissões de Cultura; de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação Participativa. Segundo o partido, o deputado Hélder Salomão (PT-ES) conduzirá a Comissão de Direitos Humanos, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comandará a Comissão de Cultura e o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) deve presidir a Comissão de Legislação Participativa.

O PSDB presidirá a Comissão de Educação e indicou o deputado Pedro Cunha Lima (PB) para a condução dos trabalhos do colegiado. O MDB, PP, PR, PSB e o PSD comandarão duas comissões cada. O MDB ficará com o comando da Comissão de Finanças e Tributação, também considerada estratégica na Casa por analisar, entre outras pautas, se as despesas previstas nos textos que tramitam na Câmara estão adequados ao Orçamento.

Fonte: Diário

Deixe uma resposta