Seduc discute medidas preventivas à violência nas escolas do Amazonas

You are currently viewing Seduc discute medidas preventivas à violência nas escolas do Amazonas
Foto: Eliana Nascimento/G1 Amazonas

A Secretaria de Educação (Seduc-AM) reuniu-se neste sábado (16) na Sede do Governo do Estado, com todas as coordenadorias e autoridades do sistema de segurança para tratarem sobre medidas preventivas à violência nas escolas da rede estadual após  o massacre que ocorreu na última quarta-feira (13), em uma escola em Suzano (SP).

O secretário de educação do Amazonas, Luiz Castro, disse que a Seduc possui proposta de fazer trabalho preventivo mais amplo sobre a identificação dos casos de ameaça com atuação intensificada de acompanhamento psicológico e, consequentemente, em cima de cada caso, um acionamento direto à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM).

Queremos trabalhar a prevenção, ampliando nossas equipes de acompanhamento psicológico, apoiando nossos professores, trabalhando melhor com as associações de pais e mestres mas, ao mesmo tempo, conectar melhor, também, a nossa área de segurança interna da Seduc. Os agentes de portaria, câmeras de monitoramento com a SSP…”, disse.

Foto: Eliana Nascimento/G1 Amazonas

 

Ainda conforme o secretário, já existe um sistema de segurança integrado nas escolas que é compartilhado pela Seduc para a SSP-AM. Este é, atualmente, o braço operacional mais funcional e ativo no acompanhamento das ações.

O comandante da Polícia Militar (PM), coronel Ayrton Norte, esteve na reunião e comentou sobre um programa realizado para os alunos das escolas públicas que mostra uma relação entre as crianças e jovens junto à polícia. A ideia é ampliar este e outros projetos.

“Esse programa será expandido. Iniciamos pela Zona Norte e vamos para outras zonas da cidade. Além disso, temos a ‘Ronda Escolar’ que é realizada pelas Cicoms. Durante o patrulhamento, os policiais param nas escolas e conversam com os diretores. Além do trabalho de prevenção, é isso que vamos fazer: seremos mais presente e teremos diálogos com alunos em sala de aula”, finalizou.

*redação

 

Deixe uma resposta