O juiz de Direito do Plantão Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Luís Cláudio Cabral Chaves, decretou, na noite desta terça-feira (19), a prisão preventiva de um homem identificado como Alesson Glória de Lima, idade não divulgada, por ter agredido uma criança de 1 ano e 6 meses. A violência resultou na morte encefálica da menina, que era enteada dele. O suspeito é considerado foragido da Justiça.

A Secretaria de Estado de Saúde abriu um protocolo médico na noite de segunda-feira (18), identificando morte encefálica, e a paciente segue realizando exames para conclusão do diagnóstico. Ainda segundo nota divulgada pela Susam, a vítima continua internada no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste (Joãozinho), em quadro gravíssimo, respirando com a ajuda de aparelhos.
Alesson chegou a ser preso pela Polícia Militar (PM), no último domingo (17), em Itacoatiara, mas foi solto porque não havia mandado de prisão preventiva contra ele. O juiz Luís Cláudio Cabral atendeu ao pedido de prisão preventiva de Alesson, solicitado pela delegada da Polícia Civil Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que já tinha indiciado o suspeito pelo crime de maus-tratos, na noite da última sexta-feira (15).
Na decisão, o juiz plantonista afirmou que o decreto de prisão preventiva de Alesson Glória é necessário, “por conveniência da instrução processual, vez que o indiciado, de forma ardilosa, fugiu de casa e encontra-se no interior do Estado”.
O caso
O crime aconteceu no bairro Cidade Nova, zona norte. A menina de 1 ano e 6 meses foi internada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Correa, na zona norte de Manaus, por.volta das 13h de quinta-feira (14), apresentando parada cardiorrespiratória e hematomas pelo corpo.
A mãe relatou que a criança havia se engasgado, mas, por conta dos hematomas, o Conselho Tutelar da Zona Norte e a Polícia Civil foram acionados. Conforme a Susam, foram realizadas procedimentos cardiorrespiratórias, sendo a criança intubada na sequência e encaminhada ao Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, que é uma unidade infantil de alta complexidade. A menina foi levado ao local, devido ao quadro gravíssimo em que se encontrava.

O Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Depca, na manhã de sexta-feira (15), apontou o caso como maus-tratos. Conforme o BO, registrado pelo tio da vítima, a criança está internada no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Joãozinho, com morte encefálica.
A mãe da bebê foi ouvida na Depca, onde houve a confirmação do óbito por morte encefálica da vítima.
Ainda na sexta-feira, Alesson se apresentou na especializada, acompanhado de um advogado. Na ocasião, ele foi ouvido e indiciado por maus tratos qualificado e foi liberado.
*Redação