Paulo Guedes garante Zona Franca de Manaus em encontro com prefeito Arthur Neto

You are currently viewing Paulo Guedes garante Zona Franca de Manaus em encontro com prefeito Arthur Neto
Foto: Alex Pazuello/Semcom

 

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, nesta segunda-feira (25), em Brasília, de duas reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A primeira, na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), discutiu o impacto da reforma da previdência nos municípios e a segunda, com a bancada amazonense, sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).

“O ministro Paulo Guedes enfatizou a importância, que eu mesmo afirmo, de aprovarmos agora a reforma previdenciária, sob o risco de o Brasil entrar efetivamente em regime de falência. Isso não deve acontecer”, disse o prefeito de Manaus.

Paulo Guedes garante Zona Franca de Manaus em encontro com prefeito Arthur Neto 1
Foto: Alex Pazuello/Semcom

 

Juntamente com a bancada amazonense e o governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito reuniu-se novamente com o ministro para discutir sobre a Zona Franca de Manaus. “O ministro Paulo Guedes é bem intencionado e a Amazônia, que ele reconhece como estratégica, é sustentada basicamente pela Zona Franca de Manaus. Discutimos com ele o futuro da Zona Franca e como fazer para revitalizá-la e reprepará-la, inclusive, para que ganhe competitividade internacional. As demandas apresentadas pela bancada foram muito bem vistas por ele”, destacou o prefeito de Manaus.

O prefeito disse que ocorreu uma interação democrática entre os representantes do Amazonas e o ministro da Economia, e que um bom consenso entre as partes é reconhecer que a Zona Franca de Manaus é estratégica para o país e para o planeta.

Paulo Guedes garante Zona Franca de Manaus em encontro com prefeito Arthur Neto 2
Foto: Alex Pazuello/Semcom

 

Na reunião, o governador Wilson Lima defendeu a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o descontingenciamento de mais de R$ 300 milhões da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

“Não podemos permitir que qualquer alteração ou portaria, do Governo Federal, em impostos como IPI, PIS/Cofins, por exemplo, venham a impactar o Polo Industrial de Manaus. Por isso, nos unimos e viemos para essa discussão”, disse o governador.

O senador Omar Aziz (PSD) afirmou que o ministro Paulo Guedes mostrou boa vontade com o modelo Zona Franca de Manaus. “Quanto ao descontingenciamento, ele disse que vai nos dar uma resposta. Eu vi boa vontade do ministro em nos ajudar”, frisou.

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) defendeu a reforma da Previdência, desde que ela equalize aspectos fiscais e sociais, além do respeito a todo amparo legal e fiscal que faz da Zona Franca de Manaus (ZFM) o modelo econômico responsável pela preservação da floresta amazônica. “O Brasil precisa de uma reforma da Previdência, mas ela tem que se observar o aspecto social”, disse.

*Com informações assessoria

Deixe uma resposta