Operação conjunta da PF e MPF desarticulam fraudes e corrupção em fiscalizações ambientais no Amazonas

You are currently viewing Operação conjunta da PF e MPF desarticulam fraudes e corrupção em fiscalizações ambientais no Amazonas

Denominada operação Ojuara foi conduzida pela FT Amazônia, onde prevê o cumprimento de 18 mandatos e 36 mandados de busca e apreensão no Amazonas e Acre. A ação ocorreu na manhã desta quarta (8), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso investigado pela prática de diversas fraudes e atos de corrupção relacionados a processos de fiscalização ambiental contra desmatamentos e grilagem de terras realizadas em municípios do interior do Amazonas.

Foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão. Parte dos investigados teve ainda o sequestro de bens e valores decretado pela Justiça. As medidas estão sendo cumpridas pela Polícia Federal em cidades do Amazonas e em Rio Branco (AC).

A operação investiga diversas práticas de crimes e irregularidades administrativas envolvendo servidores da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre – que responde pela fiscalização ambiental em parte dos municípios do Sul do Amazonas, agropecuaristas no Estado do Amazonas, sobretudo nos municípios de Boca do Acre e Lábrea (AM), advogados, policiais militares do Amazonas e outros intermediários.

Os investigados responderão, dentro das suas condutas, pelos crimes de associação ou organização criminosa, invasão de terras públicas, formação de milícia, desmatamento ilegal, desmatamento de terras públicas com impedimento da regeneração de floresta, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, falsidade ideológica, divulgação de informações reservadas, constrangimento ilegal, ameaça e furto qualificado de madeira da União, entre outros.

Destaque de prisão no Amazonas

Operação conjunta da PF e MPF desarticulam fraudes e corrupção em fiscalizações ambientais no Amazonas 3

O famoso empresário amazonense José Lopes, que sempre atuou como uma espécie de sombra em quase todas as gestões do governo do Amazonas, já citado na Lava Jato como um intermediário entre empreiteiras e políticos, foi um dos alvos da Operação Ojuara, onde foi preso por fraude e corrupção.

Deixe uma resposta