’20/08/2019’

Teatro Manauara apresenta 4ª edição do projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’

Teatro Manauara apresenta 4ª edição do projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’

O projeto de inclusão social promoverá 12 apresentações teatrais gratuitas e contará ainda com audiodescrição e intérprete de libras

O Teatro Manauara será palco da 4ª edição do projeto “A Escola Vai ao Teatro”, que promove inclusão social, por meio de espetáculos teatrais gratuitos, com temas socioeducativos para alunos da rede pública de ensino. Apoiado pelo Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Rouanet e com patrocínios das empresas Bemol e Info Store, as apresentações acontecerão nos dias 27 e 29 de maio e 03, 10, 11 e 17 de junho de 2019, em sessões às 9h e 15h, no Teatro Manauara, localizado no Manauara Shopping. Para acesso a ingressos e transportes gratuitos, com vagas limitadas, as escolas deverão realizar inscrição antecipada, pelo e-mail: projetoescola@teatromanauara.com.br ou pelo fone (92) – 3342-8032.

Com o intuito de oferecer inclusão social, promovendo arte e cultura para estudantes de escolas públicas, incluindo ainda alunos com deficiência auditiva, visual, intelectual e deslexia – por meio da audiodescrição e intérprete de libras, as peças teatrais com autoria e direção de Roger Barbosa serão encenadas pelos atores da Cia Interarte de Teatro, apresentando temas de cunho socioeducativo como: qualidade de vida e alimentação saudável, conservação do meio ambiente e sustentabilidade, combate ao racismo, o perigo das drogas – pressão social e falta de informação, a história do teatro e defesa dos direitos das crianças.

A programação do projeto “A Escola Vai ao Teatro” 2019, com sessões às 9h e 15h, iniciará no dia 27 de maio, com a peça “Como é difícil sair do sofá!”, dia 29 de maio com “A Invasão da Floresta de Anahi”, dia 03 de junho “Qual a cor”?, dia 10 de junho “Caindo na Real”, dia 11 de junho “Da Grécia aos palcos do Brasil” e encerrando dia 17 de junho, com o espetáculo “Criança não trabalha”. Ao final de cada encenação, acontecerá uma dinâmica objetivando formação de plateia, interagindo com os espectadores, aprofundando na temática de cada espetáculo e sua significância cultural.

O PROJETO

O projeto “A Escola Vai ao Teatro” estimula e viabiliza o acesso de alunos das escolas da rede pública amazonense ao teatro, com entradas e transportes gratuitos, e tem como objetivo promover a formação de novas plateias e o desenvolvimento cultural dos estudantes, inserindo-os no universo da cultura, incentivando o entretenimento de qualidade e proporcionando um contato mais próximo com o mundo lúdico e encantador do teatro.

“O evento ‘A Escola Vai ao Teatro’ é uma excelente ferramenta de educação participativa e extensão escolar. Esta nova edição apresenta a audiodescrição e intérprete de libras, o que promoverá a participação de estudantes com deficiência, ampliando o objetivo da inclusão social deste projeto, promovendo um momento de educação e diversão para este público que, na maioria dos casos, ainda não teve oportunidade de assistir à uma peça teatral em um teatro”, pondera Adriano Gobeth e Sandro Rodrigues, sócios do Teatro Manauara.

As inscrições para acesso às apresentações de forma gratuita, já podem ser realizadas pelas escolas públicas, pelo fone do Teatro Manauara: (92) 3342 8032 ou pelo e-mail:projetoescola@teatromanauara.com.br. As entradas e serviço de transporte gratuito são limitadas.

SINOPSES

Confira abaixo as histórias que serão apresentadas pela Cia Interarte, no Teatro Manauara:

27 de maio (segunda) – às 9h e 15h – Saúde (classificação: livre)

Espetáculo: Como é difícil sair do sofá!

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Qualidade de vida e alimentação saudável.

Duração: 50 min;

Sinopse: João é um menino de 10 anos que escolheu o sofá da sala como seu lugar preferido e por isso deixa sua mãe a beira de um ataque de nervos. D. Margarida já tentou de tudo e nada mudou até a chegada de Fabiana, uma menina muito esperta que vai fazer a vida de João virar de cabeça para baixo.

29 de maio (quarta) – às 9h e 15h – Meio Ambiente (classificação: livre)

Espetáculo: A Invasão da Floresta de Anahi

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Conservação do meio ambiente e sustentabilidade;

Duração: 50 min;

Sinopse: Tudo na floresta está em perfeita harmonia e os pássaros, animais e árvores conversam entre si sobre as notícias trazidas pelo vento. Os seres da floresta ficam preocupados com a possível chegada de uma madeireira. Todos resolvem se unir para defender o seu lar e recebem a importante ajuda de Anahi, um ser encantado que surge do tronco de uma árvore.

03 de junho (segunda) – às 9h e 15h – Racismo (classificação: 10 anos)

Espetáculo: Qual a cor?

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Combate ao racismo;

Duração: 50 min;

Sinopse: Miguel é um menino que se dá bem com todo mundo, pelo menos é o que ele achava até a professora dividir a turma em grupos para discutir a obra literária “Saruê, Zambi!”. Laura demonstra uma insatisfação com a obra escolhida e com a presença de Miguel. A partir dessa relação, os 4 amigos vivem uma experiência que irá mudar suas vidas.

10 de junho (segunda) – às 9h e 15h – Perigo das drogas (classificação: 12 anos)

Espetáculo: Caindo na real!

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Pressão social e falta de informação;

Duração: 50 min;

Sinopse: Um grupo de amigos com diferentes objetivos de vida se reúnem para conversar sobre seus sonhos e dificuldades. Um romance não correspondido e muitas crises existenciais fazem aparecer alguns caminhos para fugir da realidade. Mas será que vale a pena?

11 de junho (terça) – às 9h e 15h – Dia Mundial do Teatro (classificação: livre)

Espetáculo: Da Grécia aos palcos do Brasil

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Conhecer a história do teatro;

Duração: 50 min;

Sinopse: Um trupe de atores contam a história do teatro mundial através de cenas que retratam cada momento utilizando figurinos de cada estilo e época retratada. A figura de um narrador faz a ligação entre as cenas.

17 de junho (segunda) – às 9h e 15h – Defesa do Direito da Criança (classificação: livre)

Espetáculo: Criança não trabalha.

Autor e diretor: Roger Barbosa

Temática: Direitos da Criança;

Duração: 60 min;

Sinopse: Três amigos vivem o dia a dia típico das crianças. Estudam, brincam, se metem em pequenas confusões, se desentendem e fazem as pazes até que um dia encontram uma menina que trabalha na rua vendendo adesivos. Esse encontro de realidades tão diferentes muda a vida de todos os envolvidos.

SERVIÇO

O QUÊ: 4 ª edição do projeto “A Escola Vai ao Teatro”

QUANDO: 27 e 29 de maio e 03, 10, 11 e 17 de junho de 2019

HORÁRIO: sessões às 9h e 15h

ENTRADA: gratuita, com vagas limitadas

INSCRIÇÕES: abertas – pelo fone: (92) – 3342 8032 e pelo e-mail: projetoescola@teatromanauara.com.br

ONDE: Teatro Manauara – Piso Buriti – Manauara Shopping (Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300 – Adrianópolis)

INFORMAÇÕES: www.teatromanauara.com.br / facebook.com/teatromanauara /instagram@teatromanauara

FONE – (92) 3342 8032

Deixe uma resposta