A Operação ‘Manaus Limpa’ , que visa de combater à poluição visual retirou 172 materiais publicitários instalados de forma irregular em ruas de bairros na Zona Centro-Oeste de Manaus. Durante a operação, também foram aplicadas quatro notificações.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) informou que a fiscalização foi realizada nos bairros Alvorada e Dom Pedro, onde foram apreendidos os seguintes itens:
- 67 galhardetes (espécie de bandeira de forma triangular);
- 56 placas;
- 22 pneus;
- 13 cavaletes;
- oito faixas;
- cinco armações de ferro;
- uma caixa d’água.
O órgão afirma que os chamados “engenhos publicitários” não podem ser instalados em leitos de rios, passeios públicos, praias, postes de iluminação, obras públicas, entre outros pontos. Por conta disso, a operação resultou em quatro notificações e cinco orientações.
Ainda segundo o Implurb, a população pode formalizar denúncias pelo serviço Disque Ordem, nos telefones 161 e 3625-5340. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Para licenciar os engenhos, é necessário se dirigir até a Gerência de Engenhos Publicitários (GEP) na sede do Implurb, situada Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
Com informações da assessoria