Até o fim do ano passado, o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) emitia os contracheques em papel por meio do envio pelos Correios para as residências de aposentados e pensionistas pagos pela instituição. Mas, para a otimização de custos e redução na emissão de papel para a preservação do meio ambiente, a instituição passou a disponibilizar o documento por meio eletrônico no Portal do Segurado.
“A partir de janeiro de 2019, a instituição tomou a decisão de encerrar os envios físicos e oferecer a versão eletrônica dos contracheques, disponibilizada mensalmente no Portal do Segurado, na seção destinada aos aposentados e pensionistas”, ensina o presidente, André Luiz Zogahib.
A medida busca evitar que os beneficiários da Amazonprev se desloquem a sede da instituição apenas para imprimir o contracheque e, com isso, reduzir os gastos para o Estado. O resultado financeiro dessa decisão já pôde ser verificado na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano com 2018, onde a economia passou dos R$ 112 mil para R$ 11 mil nas despesas.
O processo para emitir o contracheque por meio do Portal do Segurado é simples: basta acessar o endereço eletrônico e, caso já seja cadastrado, apenas inserir o CPF e senha. Caso não seja cadastrado, é só informar o número do CPF e data de nascimento para passar à tela de cadastro, que pedirá a criação de uma senha.
Após cadastrar a senha, o próximo passo é fornecer uma conta de e-mail válido. Para esse endereço será enviada uma mensagem que permite confirmar a senha.
Com informações da assessoria