FCecon realiza programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

FCecon realiza programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco – celebrado no dia 31 de maio –, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), irá promover nesta sexta-feira (31/5), às 8h30, diversas ações de prevenção e controle do tabagismo com alunos da Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na rua Walter Rayol, s/nº, bairro Presidente Vargas (Matinha).

Com o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, o Dia Mundial Sem Tabaco visa sensibilizar as pessoas sobre as consequências negativas que o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem na saúde pulmonar e, consequentemente, no desenvolvimento de doenças respiratórias graves. A data foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, explicou que a data é comemorada todos os anos. Ela disse que se trata de uma iniciativa importante que faz parte do calendário do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS).

“A equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon) distribuirá panfletos, realizará palestras e levará informações à população sobre a incidência dos cânceres causados pelo tabagismo, e o papel que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar”, afirmou Muniz.

Números – De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do MS, em 2018 houve 315 óbitos em função do câncer de pulmão no Amazonas. Desse total, 202 óbitos ocorreram em homens e 113 em mulheres.

Reconhecimento – Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, cardiologista Aristóteles Comte Alencar, a programação também contará com a premiação dos três melhores desenhos feitos por crianças de escolas da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) – da Divisão Distrital Zona Sul (DDZ) –, apresentação cultural, lançamento do calendário de ações de 2019 e entrega de certificados de honra ao mérito.

“As crianças irão realizar uma dramatização sobre os impactos negativos do tabagismo na saúde pulmonar. Com a entrega dos certificados, queremos promover o reconhecimento dos profissionais que trabalham para diminuir a incidência do tabagismo no Amazonas”, destacou Alencar.

Serão dez homenageados com certificado de honra ao mérito, como o vice-presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Manuel de Jesus Pinheiro Coelho. Quando Secretário Municipal de Saúde, conforme Alencar, Pinheiro sugeriu a transferência do Programa Estadual de Controle do Tabagismo para a FCecon.

“O Programa funcionava nas dependências da Susam. A sugestão foi acatada pelo secretário estadual de Saúde, e o Programa ficou atrelado ao DPCC, que realiza ações de controle e prevenção contra os vários tipos de cânceres”, informou.

Homenageados – Os certificados de honra ao mérito serão entregues às seguintes personalidades:

·      Delta Aparecida de Castro Segadilha, coordenadora do Programa de Saúde nas Escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

·      Dircélia Ortiz Almeida, gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed

·      Leila Firmo de Aguiar, assistente social da LACC e responsável pelas palestras nas escolas municipais e estaduais sobre prevenção do câncer

·      Manoel Jesus Pinheiro Coelho, médico e vice-presidente da LACC

·      Francinara da Silva Lima, gerente de Promoção à Saúde da Semsa e coordenadora municipal do Programa de Tabagismo

·      Marília Muniz Cavalcante de Oliveira, coordenadora estadual das Ações Nacionais de Atenção Oncológica do Amazonas

·      Bibiano Simões Garcia Filho, autor da Lei nº 2114, de 27 de abril de 2016, que institui o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Fumo, a ser comemorado anualmente no dia 29 de agosto

·      Expedito Teodoro, médico autor da Lei Municipal n.º 11/95 e Decreto 3.404/96 de controle ao tabaco – In Memoriam

·   Regeane Chaves, diretora da Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo

·      Gilmar Nascimento, Amigo da Saúde na escola

Deixe uma resposta