Secretário de Segurança Pública do governador Wilson Lima ajudou facção que domina presídios, diz Polícia Federal

You are currently viewing Secretário de Segurança Pública do governador Wilson Lima ajudou facção que domina presídios, diz Polícia Federal

Apuração realizada pela Polícia Federal aponta que o Secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, negociou dar mais poder à “Família do Norte” (FDN) com o objetivo de ter paz na cadeia e até se prometeu reformar o campo de futebol do Compaj.

O atual secretário de Segurança Pública do Amazonas, o coronel da PM Louismar Bonates negociou em 2015 a ampliação do poder da facção criminosa FDN no sistema carcerário em troca de “paz nas cadeias”, aponta investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Anos depois, a FDN protagonizou os dois episódios mais sangrentos em presídios no Amazonas. No Ano-Novo de 2017, atacou integrantes rivais do PCC (Primeiro Comando da Capital). No domingo (26) e na segunda, uma desunião interna gerou mais uma onda de violência. Os dois episódios somam 122 assassinatos.

Relatório – Polícia Federal 

Batizada de La Muralla, a investigação reconstrói, a partir de mensagens, um encontro entre Bonates, então secretário de Administração Penitenciária da gestão José Melo (Pros), e José Roberto Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, que está em um presídio federal e lideraria uma das duas divisões internas que vêm se enfrentando desde 2017.

A reunião ocorreu na biblioteca do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), epicentro das duas matanças. Ali, Zé Roberto teria recebido duas garantias de Bonates: a de que não seria transferido a um presídio federal e a de que seriam extintos dois pavilhões do Centro de Detenção Provisória Masculino, ao lado do Compaj, onde o PCC mantinha seu reduto no estado.

Bonates também teria se comprometido a reformar o campo de futebol do Compaj.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Deixe uma resposta