Seis em cada dez brasileiros querem Sérgio Moro no Supremo 

You are currently viewing Seis em cada dez brasileiros querem Sérgio Moro no Supremo 

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas detectou que 59% querem o ministro da Justiça do STF ante 33% que não querem

Seis em dez brasileiros querem ver o ministro da Justiça Sérgio Moro ocupando uma das cadeiras da Suprema Corte brasileira. De acordo com pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, 59,7% dos brasileiros disseram que gostariam de ver Sérgio Moro como ministro do STF. 33,3% dos entrevistados disseram que não gostariam e 7% não sabem ou não responderam.

Há cerca de três semanas, o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que Moro será indicado para a próxima vaga do STF. A próxima cadeira no STF deve ser aberta em novembro de 2020, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. A fala foi um afago de Bolsonaro após duas “derrotas” do ministro: o decreto de armas, sobre o qual não foi consultado e a mudança do Coaf para o ministério da Economia pelo Congresso. Moro, no entanto, negou que tenha feito acordo nesse sentido ao aceitar o cargo de ministro da Justiça.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.066 pessoas por telefone em 168 municípios brasileiros das 27 unidades da federação entre os dias 23 e 27 de maio. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de dois pontos percentuais para os dados gerais.

De acordo com a pesquisa, Sérgio Moro tem mais apoio para o STF entre os homens (62,1% ante 57,5% das mulheres). Por faixa etária, o apoio é maior entre os mais velhos, de 63,7% entre os entrevistados de 60 anos ou mais. Por região, mais sulistas, onde o ministro nasceu e fez carreira de juiz o apoiam no STF, 65,3% dos entrevistados dessa região. E por escolaridade, a preferência é maior entre os entrevistados com ensino superior, ou 64,3%.

Deixe uma resposta