CMM promove audiência pública sobre violência contra a pessoa idosa, nesta terça-feira (18)

You are currently viewing CMM promove audiência pública sobre violência contra a pessoa idosa, nesta terça-feira (18)

Nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) abrirá suas portas para instituições governamentais e entes da sociedade civil com o objetivo de discutir ferramentas de combate a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa é do vereador Elias Emanuel (PSDB) e acontecerá no plenário Adriano Jorge.

Autor da lei que insere no calendário municipal a Marcha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, Elias agora quer convocar toda a sociedade para debater soluções e formas de prevenir os mais diferentes tipos de abusos sofridos na terceira-idade, uma vez que esses números cresceram 13% no ano passado.

Segundo o jornal ‘Folha de São Paulo’, só em 2018 mais de 60% das denúncias foram contra mulheres que sofreram negligência e agressão psicológica. “Precisamos reduzir esses números e fazer as pessoas entenderem que idoso não é algo inservível, pelo contrário nós temos e muito a aprender com eles em todos os aspectos da vida. É preciso aprender a respeitar a experiência de quem chegou primeiro e principalmente, ter paciência com quem sempre esteve ao nosso lado”, disse o parlamentar.

De acordo com o disque 100, em 2018, mais de 37 mil denúncias foram realizadas e em mais da metade dos casos, os principais agressores foram filhos e netos. Além da inclusão da marcha no calendário municipal, o vereador, que é gerontólogo, também criou a lei que destina 2% das vagas do programa Bolsa Universidade municipal para idosos que sonham com uma graduação.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta