Motoristas de Manaus estão entre os que menos usam celular ao dirigir, aponta pesquisa

You are currently viewing Motoristas de Manaus estão entre os que menos usam celular ao dirigir, aponta pesquisa

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que os motoristas de Manaus estão entre os que menos utilizam o celular ao dirigir. O índice é de 18%, abaixo da média nacional de 19,5%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) e indicam ainda que a capital amazonense possui o menor índice de multas por excesso de velocidade no país.

O levantamento faz parte do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018, que monitora fatores de risco e proteção à saúde, incluindo a temática de trânsito. Nesta edição, mais de 52 mil pessoas foram entrevistadas.

De acordo com o Ministério, o índice de Manaus é seguido pelas cidades de São Paulo (17,4%), Rio de Janeiro (17,2%) e Salvador (14,2%). Na contramão destes números, algumas capitais da Região Norte estão entre as que apresentam os maiores índices do uso de celular na direção:

  • Belém – 24,1%;
  • Rio Branco – 24,0%;
  • Palmas – 22,4%;
  • Macapá – 22,6%.

A Vigitel 2018 apontou que o comportamento é registrado com maior frequência em pessoas com idades entre 25 e 34 anos.

Velocidade em excesso

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a pesquisa mostrou que 11,5% da população entrevistada afirmou já ter sido multada por excesso de velocidade. Entretanto, Manaus está abaixo deste indicador e apresenta a menor taxa do país – com 0,9%.

Em seguida, estão as cidades de Macapá (2,7%); Belém (5,9%); Campo Grande (7,0%) e Porto Velho (7,1%). A Vigitel 2018 identificou que os homens (14%) são os mais multados.

Além disso, as autuações ocorrem com maior frequência na população de 25 a 34 anos (13,4%) com maior escolaridade (13,1%).

Deixe uma resposta