EUA ameaçam Irã com mais sanções após aumento do nível de enriquecimento de urânio

You are currently viewing EUA ameaçam Irã com mais sanções após aumento do nível de enriquecimento de urânio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ameaçou o Irã neste domingo (7) com mais sanções depois que o país asiático começou a enriquecer urânio com pureza superior a 3,67%, o que representa uma violação do acordo nuclear de 2015.

Em mensagem no Twitter, Pompeo afirmou que “a última expansão do programa nuclear do Irã resultará em mais isolamento e mais sanções”.

“As nações devem restaurar o padrão mantido durante um longo tempo que determinava que oIrã não podia enriquecer (urânio) dentro de seu programa nuclear. O regime do Irã, armado com armas nucleares, representaria um perigo ainda maior para o mundo”, escreveu Pompeo.

O Irã começou a enriquecer urânio neste domingo com uma pureza superior a 3,67%, ao expirar o ultimato de 60 dias que as autoridades de Teerã tinham dado aos signatários europeus do acordo para compensar o impacto da retirada unilateral dos Estados Unidos.

O Irã e o G5+1 (França, Reino Unido, Alemanha, China, Rússia e EUA) chegaram a um acordo histórico em 2015 pelo qual Teerã se comprometia a limitar seu programa nuclear em troca de benefícios econômicos e do levantamento das sanções por parte de Washington.Em maio de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou seu país do pacto e, como resultado, voltou a impor sobre o país asiático todas as sanções que tinham sido retiradas.

Diante disso, os europeus se comprometeram a garantir os benefícios econômicos do acordo para o Irã e tentaram criar um mecanismo chamado “Apoio à troca comercial”, destinado a contornar as sanções de Washington para facilitar o comércio com Teerã.

O Irã, por sua vez, acredita que esse mecanismo é positivo, mas insuficiente.

Por isso, em maio, quando completou um ano da saída dos EUA do acordo, o presidente iraniano Hassan Rohani deu um ultimato de 60 dias aos outros países signatários – Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha – ao adverti-los que o Irã deixaria de respeitar o pacto se não houvesse garantias em relação aos benefícios econômicos.

Nesta semana, o Irã cumpriu suas ameaças e violou o pacto nuclear pela primeira vez ao exceder por uma pequena quantidade suas reservas de urânio enriquecido.

Agora, o Irã começou a superar o nível de urânio enriquecido, cujo máximo foi estipulado em 3,67% no pacto nuclear.

Apesar das violações, o Irã ainda está muito longe de desenvolver uma bomba atômica, já que, como resultado do acordo, exportou 98% de suas reservas de urânio enriquecido e inutilizou o reator de água pesada de Arak, que seria chave para o desenvolvimento de armamento nuclear.

Fonte: G1

Deixe uma resposta