Nível do Rio Negro reduz mais de 30 cm nos últimos dias, aponta CPRM

You are currently viewing Nível do Rio Negro reduz mais de 30 cm nos últimos dias, aponta CPRM

Com o fim do período chuvoso, o nível do Rio Negro já conta com a redução de 31 cm nos últimos 17 dias. A medição foi divulgada pelo Porto de Manaus. De acordo com o boletim de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a bacia já está em processo de vazante.

Neste ano, a cota máxima atingiu 29,42 metros, superando o estimado pelo CPRM – que previa uma variação entre 29,18 metros a 29,33 metros.

A cota máxima foi alcançada no dia 22 de junho e se manteve até o dia 25 do mesmo mês. A partir do dia seguinte, o nível do rio começou a ter uma redução – em média – de até 3 cm por dia.

Somente neste mês de julho, a cota reduziu 22 cm, chegando a 29,10 m.

Segundo boletim hidrometeorológico do CPRM, o Rio Negro apresentou nas estações analisadas cotas estáveis nas últimas semanas. Entretanto, no Porto de Manaus, houve redução do nível.

A cota histórica máxima já atingida pelo rio foi de 29,97 metros em maio de 2012. Já a mínima histórica foi de 13,63 metros, em outubro de 2010.

Estiagem em outras calhas

Em levantamento realizado pelo CPRM, as calhas dos rios Solimões, Purus, Madeira e Amazonas também já iniciaram o processo de vazante.

Apesar do Rio Solimões apresentar cotas expressivamente altas para o atual período do ano na maioria das estações monitoradas, ele está em processo de vazante em toda a bacia hidrográfica. Em Tabatinga por exemplo, a cota é de 9,11 metros na sexta-feira (12).

Na primeira quinzena de junho, as águas do Solimões invadiram o município do Careiro da Várzea e transformaram a paisagem e a vida dos moradoresPontes de madeira foram construídas pelo poder público para auxiliar a mobilização da população. O Careiro da Várzea possui mais de 30 mil habitantes. Aproximadamente 95% do município foi construído em terras alagáveis durante a cheia.

Já na região da foz do Rio Purus – na estação do município de Beruri – o nível do rio vem reduzindo nos últimos dias, em processo de vazante com 21,21 metros.

Ainda de acordo com o CPRM, em Humaitá, o Rio Madeira se encontra em processo de vazante. Ele desceu 60 cm nos últimos dias.

Já o Rio Amazonas apresenta cotas altas para o período nas estações monitoradas, porém reduzindo o nível nas últimas semanas, em processo de vazante.

Deixe uma resposta