Pedidos de refúgio de venezuelanos ao Brasil crescem 245% em um ano

You are currently viewing Pedidos de refúgio de venezuelanos ao Brasil crescem 245% em um ano

Dados apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (25) apontam que o número de pedidos de refúgio de venezuelanos ao Brasil explodiu de 2017 para 2018, passando de 17.685 para 61.681, um crescimento de 245%.

O relatório “Refúgio em Números” mostra ainda que 81% do total de pedidos de refúgio feitos por venezuelanos ao Brasil em 2018 foram apresentados ao estado de Roraima. O estado recebeu 63% dos novos pedidos de refúgio no ano passado.

Segundo o levantamento, três em cada quatro pedidos de reconhecimento da situação de refugiado apresentados no ano passado vieram de venezuelanos. No momento, 52% das solicitações em tramitação são do país vizinho.

De acordo com os dados, em junho de 2019, estimou-se em 4 milhões os venezuelanos que deixaram o país em razão da crise humanitária pela qual passa o país.

Os números são compilados e organizados pela coordenação-gera do comitê nacional para os refugiados do Ministério da Justiça em parceria com o “Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados”.

Fonte: G1

Deixe uma resposta