Wilson Lima lança pacote de programas pedagógicos para rede pública estadual

You are currently viewing Wilson Lima lança pacote de programas pedagógicos para rede pública estadual

Programas estão disponíveis na plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou do lançamento, nesta segunda-feira (29/07), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, da plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). O objetivo é diversificar as estratégias de ensino dos estudantes e fortalecer os processos formativos dos profissionais da educação disponibilizando metodologias online e offline.

A plataforma digital AVA reúne cinco programas pedagógicos: o Pré-vestibular Conquistar, os cursos Ressignificação da Prática Pedagógica, Tutoria em EaD, Hora do Saeb e Cemeam Class. Além disso, o espaço também vai reunir conteúdos digitais norteadores para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

“Nós estamos trabalhando muito no aspecto administrativo para que haja esse processo de modernização. No momento em que nós estamos fazendo isso, nós estamos economizando e tornando o sistema cada vez mais eficiente. Eu tenho determinado ao secretário de Educação e também a todos os gestores que nós trabalhemos no sentido de modernizar, de avançar, porque a Educação liberta as pessoas, dá ao ser humano um novo horizonte”, afirmou Wilson Lima, ao destacar que encontrou o Estado com grande atraso no processo de virtualização.

Após o lançamento do pacote pedagógico, Wilson Lima visitou as instalações do Ceti Áurea Braga, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, onde também almoçou acompanhado do secretário estadual de Educação, Luiz Castro, e dos alunos da unidade de ensino de tempo integral.

Plataforma – Coordenado e desenvolvido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Seduc-AM, o AVA permite aos estudantes ampliar possibilidades de aprendizagem por meio da revisão de conteúdos curriculares, fortalecendo o que foi trabalhado nas aulas de todas as etapas e modalidade de ensino. A metodologia visa a melhoria do desempenho dos estudantes para exames nacionais, ingresso ao ensino superior, correção de defasagens de aprendizagens, entre outros.

Já os profissionais da educação terão a oportunidade de integração e colaboração entre diferentes setores da Seduc-AM na definição e elaboração de cursos, formações continuadas para cursos desenvolvidos com tutoria e/ou autoinstrucionais.

“O Estado do Amazonas está trabalhando para fazer essa conexão com esse mundo de modernidade, facilitando a vida dos nossos gestores, professores e alunos. Na verdade eu já tenho esse material disponibilizado nas escolas, nos meios físicos, o que nós estamos fazendo é ampliando as possibilidades”, destacou o governador Wilson Lima.

Para Luiz Castro, a iniciativa é importante para aproximar todos os agentes envolvidos no processo pedagógico, assim como para agrupar em um só lugar todas as ferramentas necessárias para o crescimento desses agentes. “A Educação tem mais resultados de médio e de longo prazo, mas se você não tomar as decisões corretas hoje os resultados não virão no futuro”, afirmou o secretário.

AVA – O ambiente virtual se configura em uma plataforma web responsiva para diversos dispositivos (computadores, tablets, smartphones) e sistemas operacionais (Android, IOS, Windows, outros). Além do que já está sendo ofertado, é possível a criação de cursos tanto para a área pedagógica quanto para a área técnica da Seduc-AM.

No AVA podem ser criados curso com acesso a conteúdos e recursos digitais por meios de vídeos, arquivos em PDF, entre outros diversos formatos, wiki (recurso que possibilita a construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, envio de mensagens e notificações aos cursistas, interação entre os usuários, além de permitir a realização de comentários durante as atividades. O ambiente dispõe, ainda, de ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários, biblioteca virtual, gamificação com base no desenvolvimento das atividades e certificação digital.

Atento a todas as possibilidades oferecidas pela plataforma digital, Leandro Batista, 18 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio, afirma que pretende explorar ao máximo esse universo virtual na sua preparação para o vestibular, no final do ano. “Lá na Escola Governador Melo Povoas já estão fazendo o preparatório dos alunos para o vestibular. Vamos usar a plataforma do Conquistar para passar as videoaulas para os alunos, para eles tenham uma maior agilidade tanto dentro quanto fora do ambiente escolar”, afirmou Leandro.

Programas – Atualmente, o AVA disponibiliza o curso “Pré-vestibular Conquistar”, que atende mais de 10 mil alunos, e dá oportunidade de preparação para os vestibulares. Ainda com foco nos estudantes, a plataforma disponibiliza o “Cemeam Class”, para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio com atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades exigidas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), assim como o “Hora do Saeb”, que também envolve professores.

Para os profissionais, está sendo desenvolvido o curso Ressignificação da Prática Pedagógica para pedagogos e apoios pedagógicos da Seduc-AM, desenvolvido pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan) e futuramente, o curso de Tutoria em EaD, desenvolvido para a apropriação das funcionalidades da própria plataforma pelos servidores. Também está sendo disponibilizada na plataforma conteúdos digitais norteadores para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio.

“A plataforma é web, no endereço avaseduc.am.gov.br, e se configura como uma plataforma expansiva, então a gente consegue acessar através de diversos dispositivos, tanto do computador, tablet e smartphone. A finalidade é atender justamente os alunos da rede, assim também como os profissionais da Educação, através de cursos e materiais de apoio. A ideia é que a secretaria tenha um local onde possa colocar materiais pedagógicos que venham a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes, assim como o desenvolvimento profissional dos nossos servidores”, afirma a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais da Seduc-AM, Sabrina Araújo.

Deixe uma resposta