Após reunião, Seped garante entrada de PcDs em jogos do Manaus F.C.

You are currently viewing Após reunião, Seped garante entrada de PcDs em jogos do Manaus F.C.

Representantes legais do clube amazonense estiveram na Secretaria para entender o que diz a Lei 241/2015

As pessoas com deficiência (PcDs) terão acesso gratuito à Arena da Amazônia para a partida entre os times Manaus F.C. e Jacuipense-BA. A assertiva veio após uma reunião entre representantes legais do clube amazonense com a titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lima, realizada na manhã desta sexta-feira (2/8), na sede da secretaria.

Na ocasião, a secretária apresentou a Lei 241/2015, promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no estado e dá outras providências.

O artigo 16, do capítulo 2 da Lei, diz que “fica instituída a gratuidade para pessoas com deficiência e meia-entrada para seu acompanhante nos eventos em salas de cinema, em espetáculos de teatro e circo, em museus, parques e eventos educativos, esportivos, de lazer, culturais e similares”. Ela também assegura que o acompanhante da PcD pague correspondente a 50% do valor do ingresso cobrado.

O diretor administrativo do clube, Bismarck Miranda, destacou a importância em buscar conhecimento acerca das obrigatoriedades que concernem ao Manaus F.C. e garantiu que, a partir desta data, buscará a ampliação dos benefícios das PcDs durantes as partidas do time.

“Foi muito relevante vir até à Seped. É dever de todos garantir uma melhor comodidade e entretenimento para as pessoas com deficiência”, disse Bismarck, afirmando já estar pensando mais à frente, para a partida da grande final, quando quer incluir a audiodescrição no evento esportivo.

Mesmo o descumprimento da Lei sendo passível de multa ou suspensão da licença de funcionamento, para a titular da Seped, o mais importante, hoje, é trabalhar fortemente a conscientização das pessoas quanto aos direitos das pessoas com deficiência.

“Não queremos prejuízos para nenhuma das partes. A pessoa com deficiência já tem uma carga tão pesada no dia a dia que é mais do que nossa obrigação proporcionar que a aplicabilidade da Lei seja garantida”, disse.

Para comprar – Os ingressos para a semifinal (Manaus F.C. x Jacuipense), que acontece a partir das 17h deste sábado (3/8), estão sendo vendidos na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery. No dia do jogo, a venda acontece na bilheteria D, da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, localizada na mesma via.

As PcDs vão ter acesso gratuito ao jogo, desde que apresentem nas catracas de entrada o RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que ateste a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos.

Deixe uma resposta