TIM reforça cobertura com Biosite na UFAM

You are currently viewing TIM reforça cobertura com Biosite na UFAM

Como parte do projeto de ampliação da sua cobertura, a TIM acaba de ativar, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o primeiro e único Biosite (site sustentável) do campus. A principal função do equipamento é aumentar a disponibilidade dos serviços de voz e dados em áreas onde as antenas tradicionais encontram obstáculos para alcançar, ou em locais de grande de volume de tráfego, como é o caso da UFAM. O Biosite foi desenvolvido e patenteado pela TIM, conta com tecnologia 100% nacional e tem aparência similar à de um poste de iluminação, o que causa menor impacto visual e urbanístico. Atualmente, a TIM possui 10 Biosites no estado do Amazonas.

“O equipamento tem capacidade de tráfego similiar a de um site normal e pode ser implantando em qualquer região. É uma solução que permite reduzir o impacto visual em relação às torres tradicionais, já que necessita de menor espaço físico para a estrutura da antena. Além disso, o uso do Biosite reflete o foco da TIM em, cada vez mais, buscar alternativas inovadoras para a melhoria da qualidade dos seus serviços em prol da satisfação dos clientes”, diz Anderson Machado, Gerente Engenharia Acesso Móvel TIM Centro-Oeste.

Como funciona

O Biosite é um poste metálico capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma torre clássica no interior de sua própria estrutura. As antenas são percebidas como um prolongamento do próprio poste. A utilização deste formato evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar. Entre as vantagens do biosite estão o custo-benefício e a rápida instalação, podendo ser concluída em apenas 10 dias. O projeto conta ainda com a multifuncionalidade como uma das principais características. Trata-se de uma solução para a melhoria da qualidade, mas que é capaz de ser utilizada também como alternativa para iluminação pública e câmeras de vigilância, por exemplo.

Parceria

A instalação do Biosite é mais rápida e menos burocrática que os sites tradicionais, já que o tempo de licenciamento é reduzido e não esbarra nos impasses decorrentes de legislações municipais, que dificultam a instalação de torres necessárias para atender à população. No caso do equipamento da UFAM, a implantação da nova solução foi possível a partir de uma parceria com a instituição e com os órgão responsáveis pelo licenciamento. “A visão de inovação da TIM e a compreensão da Reitoria da UFAM quanto à importância do projeto para a população, foram dois aspectos fundamentais para viabilizar, em curto prazo, a implantação do primeiro Biosite do campus”, completa Anderson Machado.

Deixe uma resposta