Weintraub já está nos Estados Unidos e diz que ‘tudo aconteceu muito rapidamente’

You are currently viewing Weintraub já está nos Estados Unidos e diz que ‘tudo aconteceu muito rapidamente’
Alvo do inquérito das fake news, que tramita no Supremo, Weintraub também é investigado no tribunal por racismo (Reprodução/Internet)

Abraham Weintraub está nos Estados Unidos. Ele foi demitido do Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira (18) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e sua exoneração ainda não foi oficializada. De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, Weintraub viajou ainda na sexta-feira (19) e já se encontra em Miami.

Ele deixou o país no mesmo dia em que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de apreensão do passaporte de Weintraub para evitar que ele saísse do país.

Alvo do inquérito das fake news, que tramita no Supremo, Weintraub também é investigado no tribunal por racismo, por ter publicado um comentário sobre a China.

Integrantes do Judiciário já diziam, nos bastidores, acreditar que Weintraub poderia ser preso, o que vinha preocupando o ministro.

Em mensagem publicada no Twitter neste sábado, a localização de Weintraub aparece em Miami. “As coisas aconteceram muito rapidamente”, escreveu o ministro em resposta a um seguidor.

O irmão do ministro, Arthur Weintraub (assessor especial da Presidência), também fez publicação nas redes sociais em que afirma que Abraham está fora do país. “Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA”, escreveu o irmão.

Ao anunciar a saída do MEC, ao lado de Bolsonaro, Weintraub disse que sairia do país para assumir uma posição no Banco Mundial. A indicação para a vaga, entretanto, ainda não foi efetivada.

Weintraub tem dito que ele e a família sofrem ameaças. “Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias)”, escreveu o ministro nesta sexta-feira.

Bolsonaro demitiu Weintraub após desgaste com o STF. Weintraub defendeu a prisão dos ministros da corte em reunião ministerial de 22 de abril e depois reafirmou o posicionamento em encontro com manifestantes favoráveis ao governo.

(*) Com informações da Folhapress

Deixe uma resposta