Secretaria de Estado da Saúde retoma realização de cirurgias noturnas

Secretaria de Estado da Saúde retoma realização de cirurgias noturnas
Foto: Reprodução / Internet.

As cirurgias noturnas já estão sendo realizadas pelas unidades hospitalares do Estado, como parte da segunda fase do “Plano Giro de Leitos” da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Segundo o titular da pasta, Marcellus Campêlo, a iniciativa de manter os procedimentos ortopédicos visa não prejudicar o sistema de saúde da rede hospitalar.

“Existe uma pressão no HPS João Lúcio e na Fundação Hospital Adriano Jorge por serem referências em outras causas que não são Covid-19. As causas externas continuam pressionando a rede hospitalar de Manaus”, afirmou o secretário da SES-AM em coletiva na última segunda-feira (8).

Conforme dados da SES-AM, de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, foram registradas 372.354 ocorrências de atendimentos nas unidades de saúde. Em outubro do ano passado, a secretaria lançou a primeira fase do Plano Giro de Leitos Ortopédicos, onde realizou 472 cirurgias nos três turnos dos hospitais da capital.

“Abrimos as cirurgias noturnas que não aconteciam o que fez que desafogássemos a rede em outubro e novembro. Se não tivéssemos feito isso, com a surpresa da nova variante encontrada no Amazonas, certamente o sistema de saúde estaria mais colapsado”, ressaltou Campêlo.

O secretário informou ainda que de dezembro até o dia 8 fevereiro – na segunda fase do plano -, foram realizadas 214 cirurgias e 251 procedimentos hospitalares. A rede de saúde ainda possue 261 cirurgias pendentes e 24 cirurgias agendadas.

Segundo a SES-AM, as cirurgias noturnas estão sendo realizadas pelas unidades hospitalares, com excecão do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, que por conta da demanda de pacientes com Covid-19 na unidade, foram transferidos para a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).

Os procedimentos cirúrgicos realizados são os relacionados a traumatismos ortopédicos de pequeno e médio porte. O objetivo do plano é acelerar o giro de leitos nos Hospitais e Prontos Socorros João Lúcio, Platão Araújo e 28 de agosto, e reduzir o tempo de espera para cirurgias ortopédicas.

————

Fonte: A Crítica.

Deixe uma resposta