O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) abre, a partir desta quarta-feira (10) o agendamento para a entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) física. As entregas começam na quinta-feira (11), no sistema drive-thru, na sede antiga do Órgão, na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, logo após o Viaduto Miguel Arraes, zona centro-sul de Manaus.
Atualmente, existem 19 mil habilitações represadas por conta da paralisação das atividades do Órgão.
A entrega da CNH pelo sistema drive-thru será somente por agendamento, realizado no site do Detran-AM, na aba Pessoa Física. Por dia serão atendidas 216 pessoas. Inicialmente, a entrega será realizada de 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, podendo ser ampliada caso haja viabilidade.
Sistema drive-thru
As pessoas que agendarem o recebimento da CNH nem precisarão descer do veículo para pegar o documento. No local, o atendente vai solicitar a documentação pessoal para confirmação dos dados e, assim que verificada, a habilitação física será entregue.
A estimativa é que sejam feitas 36 entregas por hora e uma média de 216 CNHs por dia. Só poderá receber o documento a pessoa que estiver com o agendamento para o dia e horário marcado.
De acordo com o Diretor-Técnico do Detran-AM, Amurinê Tomaz, se houver boa fluidez na entrega, há a possibilidade até de aumentar o número de documentos entregues diariamente. “Vamos estudar isso nos primeiros dias de entrega e, se percebermos que o atendimento está mais rápido do que programamos, nós diminuímos o tempo entre as entregas. Dessa forma, conseguimos aumentar a quantidade de entrega de CNHs”, explicou.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Desde que o Detran-AM interrompeu as atividades, no começo de janeiro, por conta da segunda onda da Covid-19, a renovação de CNH continuou na modalidade simplificada. Apesar disso, a entrega física do documento permaneceu suspensa. Com o retorno da entrega da habilitação, os usuários que estavam só fazendo uso do documento digital, agora poderão ter o físico para trafegar.
Fonte: G1 Amazonas