Chuva forte alaga ruas e enxurrada invade casas em Manaus

Chuva forte alaga ruas e enxurrada invade casas em Manaus
Rua Treze de Maio, Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus — Foto: Paulo Paixão/G1

A chuva forte que atinge Manaus desde a madrugada desta quarta-feira (24) provocou alagamentos em vários bairros da capital. A enxurrada invadiu casas e causou prejuízos para os moradores, que tentam limpar.

O ajudante de caminhão José Gomes de Carvalho, 72 anos, mora há mais de 20 anos na esquina da rua Dois Irmãos com a 13 de Maio no bairro Colônia Oliveira Machado.

Ele diz que toda vez que chove forte a rua se transforma em um rio de correnteza forte que destrói o que tem pela frente. A chuva desta madrugada foi tão forte que arrancou pedaços do asfalto.

“Era por volta de 1h30 desta madrugada quando as águas começaram a invadir as casas da rua. Na minha, o nível das águas superou 1 metro. Só não perdi meus móveis porque corri e suspendi tudo. Foi uma aflição na hora”, disse.

Cleia da Lima Baú, 40 anos, feirante. Ela enfrenta enchentes no bairro em que mora, em Manaus — Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica

Sentimento compartilhado por Cleia da Lima Baú, autônoma. Ela nasceu na Colônia Oliveira Machado há 40 anos. Na casa onde mora junto com mais três famílias foi cadastrada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), entretanto ainda aguarda uma posição. Pois não aguenta mais ver a casa ser alagada toda vez que chove forte.

” Aqui dava pra andar de canoa, ir até a feira da Panair. A chuva estava muito forte”, disse

Rossy Guimaraes, 62 anos, é presidente da associação dos moradores da Colônia Oliveira Machado. A líder comunitária explica que o trabalho de de revitalização está parado há mais de 4 anos. ” Na rua ainda moram pelo menos 75 famílias que ainda sofrem com alagamentos quando chove forte aqui nessa região de Manaus”, reclama.

José Gomes de Carvalho comenta que, sempre que chove, a rua se transforma em rio, em Manaus — Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica
Rossy Guimaraes é presidente da associação dos moradores do bairro Colônia Oliveira Machado — Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica
Enxurrada arranca pedaços de asfalto de rua em Manaus — Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta