No AM, mais de 160 toneladas de peixes serão doados a famílias em vulnerabilidade social

You are currently viewing No AM, mais de 160 toneladas de peixes serão doados a famílias em vulnerabilidade social
Durante o evento foram entregues Pescas Artesanais para Entidades do setor. (Herick Pereira/Secom)

MANAUS – O governo do Amazonas informou nesta terça-feira, 30, que vai doar mais de 160 toneladas de peixes a famílias em vulnerabilidade social. O anúncio foi feito durante o lançamento do pacote de ações do Programa “Agro Amazonas”, voltado aos piscicultores e pesqueiros da região do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a programação faz parte do início das atividades voltadas à Semana Santa.

“Nesta Semana Santa está sendo injetado recursos da ordem de mais de R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais) e 160 toneladas de pescado que serão comprados dos pescadores e piscicultores e doados para pessoas carentes para terem uma Páscoa digna”, informou Petrúcio Magalhães, secretário de Produção Rural.

Na cerimônia, foi inaugurado um serviço de beneficiamento de pescado com fornecimento de gelo para trabalhadores cadastrados. Além disso, foram entregues 60 mil alevinos de tambaqui distribuídos para pessoas que vivem dessa atividade e mais 40 kits de Pescas Artesanais para Entidades do setor. O evento aconteceu no frigorífico Amazon Peixe, o espaço será o ponto das atividades, com uma área de armazenamento para até 200 toneladas de peixes; e outra para a fabricação de 12 mil toneladas de gelo aos pescadores e piscicultores registrados na Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

O secretário da Casa Civil, Flávio Antony, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, no lançamento das ações e afirmou que uma das prioridades do governo Estadual é atender os produtores afetados pela pandemia do novo coronavírus.

“O governo Wilson Lima continua atuando de forma muito incisiva no setor primário, e, principalmente no momento de crise, entrando com a mão amiga do governo do Estado para tentar amenizar o sofrimento dessa população, que durante esta pandemia foi afetada como o mundo inteiro”, disse Antony.

Termo de Cooperação

Durante o anúncio das ações do “Agro Amazonas”, foi realizada a assinatura de um termo de cooperação da Secretaria de Produção Rural (Sepror) com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto de Formação Inicial Continuada (FIC) Rural. A iniciativa consiste na qualificação profissional de produtores rurais e interessados no setor primário. Um calendário de cursos está sendo montado para capacitar esse público.

“Da mesma forma, além de dar o peixe, o governador está dando a vara de pescar, e assinou aqui uma ação muito importante com o Cetam, que é a formação profissional. São mais de R$ 650 mil, mais de 1.500 produtores rurais, piscicultores que receberão formação tecnológica numa parceria do sistema Sepror com o Cetam. Isso é muito importante para a retomada da economia, após esta pandemia que tem se alastrado e tirado a vida de muitas pessoas”, afirmou o secretário de Produção Rural, Petrúcio Magalhães.


Fonte: Revista Cenarium

Deixe uma resposta