OAB suspende advogado suspeito de tentativa de feminicídio contra ex-namorada

You are currently viewing OAB suspende advogado suspeito de tentativa de feminicídio contra ex-namorada
Jovem denunciou advogado por tentativa de feminicídio em Manaus. — Foto: Patrick Marques/G1 AM e Reprodução

O advogado Marcelo Gonçalves de Oliveira foi suspenso por 90 dias pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM). Ele foi preso no dia 8 de abril e está sendo investigado por tentativa de feminicídio contra a ex-namorada, Teresa Victoria Mota Pinheiro, de 22 anos.

De acordo com a presidente da OAB-AM Grace Benayon, a suspensão se deu após decisão do Pleno do Tribunal de Ética e Disciplina que decidiu, por unanimidade, a medida.

O Pleno considerou a conduta cometida pelo advogado como “incompatível com a dignidade da advocacia nos termos do artigo 70, parágrafo 3º da Lei 8.906/94 do Estatuto da Advocacia”.

A conduta, segundo a OAB-AM, se refere a agressão cometida pelo advogado contra a ex-namorada Teresa Victória Mota Pinheiro, ocorrido em março.

“O Tribunal de Ética de Disciplina da Ordem dispõe de farto acervo de julgados no sentido de proteger as mulheres vítimas de violência, e apenas seguiu com seu posicionamento já conhecido nesse e em tantos outros casos similares, sendo absolutamente intolerante com essas condutas”, informou a OAB-AM por meio de nota.

G1 entrou em contato com a defesa do advogado, mas não obteve retorno.

OAB suspende advogado suspeito de tentativa de feminicídio contra ex-namorada 1
Teresa afirmou que foi vítima de tentativa de feminicídio em Manaus. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

O crime

A vítima Victória Mota Pinheiro, de 22 anos, denunciou à polícia o advogado Marcelo Oliveira Gonçalves, de 40 anos, por tentativa de feminicídio no dia 21 de março deste ano.

O Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia Especializada em Crimes Contra à Mulher (DECCM), relata que o crime ocorreu no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, na noite de domingo (21).

Em depoimento, ela afirmou que foi agredida e chegou a desmaiar após ser estrangulada pelo suspeito, que não aceitava o fim do relacionamento. No dia 24 de março, o suspeito se apresentou à polícia para prestar depoimento.

Gonçalves foi preso no dia 8 de abril, no bairro Coroado, na residência da mãe. Ao perceber a polícia na casa, o suspeito pulou o muro do local, mas acabou sendo interceptado no quintal do vizinho. Em depoimento à polícia, ele nega o crime, e acusa a ex-namorada de ter se automutilado.

OAB suspende advogado suspeito de tentativa de feminicídio contra ex-namorada 2
Advogado suspeito de tentativa de feminicídio foi preso em Manaus — Foto: Leandro Guedes/Rede Amazônica

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta